Por FabioSeixal
Imagem
Pois é pessoal. Decidí partilhar com quem quer tudo o que aprendi SOZINHO até hoje sobre encode. É pouca coisa, mas para quem não sabe nada vai ser muito util (pelo menos assim o espero). Já sei que vai haver aqui pessoal a dizer isto e aquilo sobre o tópico, porque não é desta maneira que se faz é doutra etc... A essas pessoas tenho a dizer que se acharem que está mal, é favor explicarem o porquê de estar mal e de indicarem soluções credíveis e fundamentadas. Não é chegar aqui, mandar uma boca e depois ir embora só para se fazer de grande.

Bom vamos começar. Este primeiro tutorial talvez não venha a ser muito bom para quem nada sabe sobre encode, mas para aqueles que já andam a "brincar" nisto vai ser util. Ok, comecemos pelos programas que vão precisar:

1 - Avisynth. Para mim o melhor programa que existe para filtrarmelhorar vídeos. Link
2 - MeGUI. GUI que eu utilizo e que muita gente tambem deve utilizar porque tem uma excelente interface gráfica. Link
3 - AvsP. Muito util para fazer modificações ao script e ver logo o resultado do mesmo Link
4 - DVD Decrypter. Programa que utilizo para ripar m2v dos DVD's. Link
Aconcelho vivamente a consultarem e lerem atentamente alguns tópicos deste forum. http://www.doom9.org/
É um forum excelente, apenas têm de perceber um pouco de inglês.

Vou apenas abordar alguns dos principais problemas encontrados nos vídeos, e formas que eu sei de como resolver. Irei fazê-lo por tópicos para facilitar a consulta sobre o problema a resolver.
AGRADEÇO QUE SE POSTAREM ISTO NOUTROS LADOS DEEM OS DEVIDOS CRÉDITOS, POIS APESAR DE ALGUMAS COISAS QUE SE SEGUEM PODEREM ESTAR ERRADAS CONTINUA A SER UM TUTORIAL FEITO POR MIM. OBRIGADO.
Andr3PT, Hitoshi, Mariomarrua e 6 outros agradeceram
Por FabioSeixal
Ripar um DVD
Bom comecemos do início. Como ripar um DVD??
Bom instalem o DVD Decrypter, insiram o DVD na drive, ou monte a imagem do iso e façam o seguinte:

1 - Escolham a opção IFO Mode na aba ?Mode? da janela principal.

Imagem

2 - De seguida, na aba ?Tools?, ?Settings?, ?IFO Mode?, escolham as seguintes opções:

Imagem

3 - Com o DVD na drive aparece algo deste género:

Imagem

Estão a ver aqueles "chapter1" etc? Bom isso são "bocados" do vosso ep. Eu para saber quais os chapteress que correspondem ao ep e quais são, abro o DVD no windows media player e vejo quais são. Vou vos dar um exemplo para o DVD de digimon:

Imagem

Estão a ver ali do lado direito, capítulo 1 etc, só teem de ver, neste caso, quais os que correspondem ao 1º episódio. Eu estive a ver e o 1º episódio está entre o capitulo 1 e o capitulo 6. Então é isso mesmo que vou escolher no decrypter:

Imagem

Alguns DVDs de séries costumam ter os episódios separados por PGC. Ou seja, para ser mais fácil separar os episódios, basta seleccionar um PGC de cada vez:

Imagem

4 - Ok agora vão a "stream processing" e seleccionem "enable stream processing e no vídeo e audio a ripar coloquem "demux"

Imagem

Pronto agora é só salvarem isto e obterão o audio e o vídeo em separado, sim porque o VOB é apenas mais um container. O vídeo srá um mpg com a extensão nome.m2v e o audio que deverá ser ou AC3 ou wav.

Imagem

Ok, passemos agora ao próximo tópico para aprenderem a fazer um D2V.
Por FabioSeixal
Criar um D2V
Ok para fazer isto irei utilizar o megui. Esta fase é bastante simples.

1 - Abrir o MeGUI, ir a "tools", "DG Indexer", "D2V Creator"

Imagem

2 - Escolher o M2V criado no passo anterior e fazer "queue" ao trabalho que o MeGUI irá fazer

Imagem

3 - Ir a "queue" e iniciar o trabalho

Imagem

Agora é aguardarem que o MeGUI finalize a criação do D2V e de seguida passem à próxima fase.

Podem tambem utilizar o DGIndex para criar o D2V, até porque costuma dar jeito ver as informações que este dá para decidir o que fazer com o vídeo. Esta parte vou utilizar o que o RiCON postou em correcção à criação de D2V apenas com o MeGUI.

Coisas importantes que podemos não saber pelo MeGUI:

Imagem

- Aspect Ratio: Para vídeo 4:3 não importa, mas 16:9 sim, porque o vídeo 16:9 costuma estar guardado anamorficamente e nem sempre é a olhar para o vídeo que se vê logo que é 16:9 ou 2.35:1;
- Frame Rate: Frame rate correspondente ao DVD
- Frame Type, Field Order: Dados muito importantes no caso do vídeo estar interlaced. O Frame Type diz se o vídeo é n% Film ou Interlaced ou Progressive. Não se deve confiar 100% neste valor, até porque há vários tipos de interlaced, mas dá jeito. Field Order diz, como o nome transparece, qual o primeiro campo que é mostrado, num vídeo interlaced. Não é muito importante, porque normalmente os filtros de deinterlace do avisynth consegue identificar isto automáticamente.

Depois de criado o D2V por este processo podem continuar a seguir este tutorial abrindo o D2V no Megui da seguinte forma:

- Ir a "Tools", "AVS Script Creator", depois em "Vídeo Input" escolhem o D2V

Imagem

Imagem

De seguida passem à próxima fase.
Por FabioSeixal
Crop, Resize e Desenterlaçamento
Ok, no final da criação do D2V vocês vão obter uma janela destas:

Imagem

1 - Coloquem um "visto" no "clever (TM) anamorphic encoding:" e escolham a opção "Resize to mod16". Depois vão a crop e cortem aquelas barras pretas. Não se fiem no autocrop porque muitas das vezes ele não resulta. Se por acaso for um clip que tenha num sítio barras pretas maiores que noutro lado mais à frente no mesmo episódio, digam que eu dou-vos uma solução para solucionar isso, mas como é algo complexo não vou colocar aqui

Imagem

Nesta caso precisei de cortar 8 pixeis à esquerda e 6 à direita

Agora no reside têm duas opção. Ou deixam ficar o que lá está que é referente ao resize mod16 onde não vão perder detalhe, sendo que depois ajustam o DAR no mkvmerge para 16:9 ou 4:3, ou então têm o caso de querer guardar o vídeo anamórfico e aí já guardam logo em 4:3 ou 16:9 ou 2.35:1, sendo que neste caso irão ter de mudar a resolução com por exemplo esta linha de código:

LanczosResize("Largura", "Altura")

Por exemplo, um resize para 4:3 poderia ser:

LanczosResize(640, 480)

Encoders tipo x264 e xvid trabalham melhor com tamanhos de vídeo divisíveis por 16, porque é o tamanho dum macroblock. Deve-se, portanto, sempre que se deparar com um vídeo que precise de crop, cortar sempre, no mínimo, 16px. Ou então, se não querem perder "tanta" imagem, desistem de fazer anamórfico e fazem resize de modo a evitar upscaling.

2 - Agora iremos utilizar o Megui para nos ajudar a desenterlaçar o vídeo, mas cuidado porque nem sempre resulta, por vezes o Megui não indica a melhor solução de desenterlaçamento. Leiam também isto para ver o que quero dizer.
E afinal o que é o interlaçamento. Bem nada melhor que umas screens:

Interlaçado

Imagem
Imagem

Desenterlaçado

Imagem
Imagem

Bom para fazer isto no Megui vão a "Filters" e carreguem em "Analyse". Depois, no final carreguem em "Save" (está cá em baixo) e fechem o MeGUI. Iremos voltar a ele mais tarde depois de corrigirem outros problemas que o vídeo tenha

Imagem

Atenção existem muitas formas diferentes de enterlçamento, sendo que algumas como é o caso de X-Men não dão para resolver correctamente e é gerado "ghost", ou seja, em vez de se obter um clip progressivo (nome dado a clip's sem enterlaçamento) obtemos clips com "ghost". Por exemplo se eu desenterlaçasse mal o episódio de Digimon ficaria assim:

Imagem

Sem as linhas horizontais do interlaçamento mas com ghost, e como é visível fica uma valente bosta. Mais uma vez, se por alguma razão (e de certeza que vai acontecer), não conseguires desenterlaçar algum vídeo digam para ver se posso ajudar.

De seguida irei proceder à análise e correcção de possíveis problemas do vídeo, tais como noise, dotcrawl, rainbow, correcção de cores etc. E digo mesmo, irei fazer uma abordagem algo à labrego porque eu não percebo assim muito do assunto, mas ao menos não ando por aí a destruir a vista ao pessoal como grande parte de voçês :xD:
Por FabioSeixal
Alguns conceitos básicos sobre o Avisynth
Antes de continuar queria deixar alguns conceitos sobre os scripts "AVS". Um script AVS é o que nos vai permitir utilizar o Avisynth, pois este não contem qualquer interface gráfica e para "interagir" com ele temos de programar um bocado. Assim como em JAVA e C ou C , bom isto é parecido na medida que não é nada mais que programação, só que em vez de estarem a fazer um programa para por exemplo prganizar de forma crescente um array, ou fazer um jogo, aqui vão programar para melhorar um vídeo.
Ok normalmente para importarem um clip com avisynth e se fizerem através dos passos anteriores vão ter por exemplo isto:

DGDecode_mpeg2source("C:Digimondigimon.d2v", info=3)

Bem o "DGDecode_mpeg2source" tem mais parâmetros do que esses, mas eu normalmente não utilizo nada mais que isso, pelo que quem quiser saber mais terá de ler este manual http://neuron2.net/dgmpgdec/DGDecodeManual.html

Podem tambem importar todo o tipo de vídeo que tenham no PC com esta linha de código:

DirectShowSource("C:caminho do epnome do ep.extensão do ep")

a extensão pode ser .avi, .wmv, .mkv etc

Existe outro plugin, baseado no FFMpeg, que está agora a ser utilizado quase exclusivamente pelo Aegisub para tratar do vídeo e áudio, que se chama FFMpegSource. Podem obter as últimas versões e source na thread original no Doom9.

Quando é que devem usar FFMS? Acima de tudo, quando querem frame-accurate seeking. DirectShowSource é bom para um simples encode do princípio ao fim, mas não é nada bom para fazer cortes ao vídeo, por exemplo.

Regra geral, devem fazer os cortes ou com Mpeg2Source, com AviSource ou com o FFMS2. Devem evitar usar DirectShowSource quando querem manipular frames (com Trim(), por exemplo).

Btw, DGDecode_Mpeg2Source() pode ser resumido para Mpeg2Source(). E a opção "cpu" também é útil com certos vídeos com artefactos de MPEG-2. Por default, está a 0, mas se quiserem usar isto, podem partir logo para cpu=6 que faz deblocking e deringing. Não tira detalhe nenhum e evita ter que usar deblockers e denoisers só para limpar algum noise em certas partes.

Como sabem, o avisynth serve para filtrar vídeos. Essa filtragem é feita normalmente por plugins externos que teem de ser importados. Normalmente estes plugins são .dll mas podem ser tambem outro tipo de funções como .avsi. Mais tarde irei utilizar .avsi para filtrar algumas coisas e irão perceber melhor.
Para importar .dll normalmente é apenas necessário utilizar a seguinte linha de código:

LoadPlugin("C:caminhonome do filtro.dll")

Tambem é possível importar .dll de versões antigas do avisynth, mas agora teria de pesquisar para me relembrar de como o fazer, mas como não vou utilizar nenhum filtro de versões antigas não vou aqui colocar.

Para importar funções .avs ou .avsi é utilizada a seguinte linha de código:

Import("C:caminhonome do filtro.avsi")

Depois existem muitos outros comandos internos do avisynth que eu não vou aqui falar. Quem quiser saber mais sobre isto é favor ler o manual do avisynth aqui

http://avisynth.org/mediawiki/Internal_filters

Podem tambem ler mais sobre o avisynth aqui

http://avisynth.org/mediawiki/Main_Page

Se colocarem os plugins e scripts na pasta "plugins" do Avisynth, normalmente não precisam de usar LoadPlugin para os poder usar. "Avsi" são scripts Avisynth normais que são auto-importados, como os .dll. Só alguns plugins, tipo Yadif é que precisam de serem explicitamente importados com LoadStdPlugin().
Por FabioSeixal
Noise
Muitos de voçês devem estar: "noise, o que é isso??"
Bom noise é um dos artefactos que está mais vezes presentes no vídeo. Teem duas opções, ou tentam removê-lo sem perdas de detalhe, ou então não o removem e deixam ficar exactamente como está. Eu prefiro sempre tentar remover grande parte do noise tentando ao máximo manter o detalhe, mas existem fansubs que não o removem, perferem mantê-lo pois muito basicamente o noise pertence ao vídeo e ao tentar remover podem estar a estragar o vídeo. São opções, eu prefiro remover porque não gosto muito de o ter no vídeo, quem não o remove terá certamente as suas razões que são tambem válidas.

Basicamente é isto:

Source:

Imagem

Source filtrada:

Imagem

Bom continuando, existem vários tipos de noise. Vou colocar algumas screens de alguns tipos de noise e vou tentar filtrá-los o melhor que puder, apresentando o filtro utilizado e a linha de código utilizada. Irei recorrer algumas vezes a este site http://aquilinestudios.org/avsfilters/ , mas vou saltar as explicações mais "avançadas". Podem depois lê-las ou no manual do filtro ou nesse link.

DeGrainMedian

Filtro destinado a remover "grain" mas tambem é útil para remover noise no geral

Tipo: Plugin
Função encontrada no: DeGrainMedian.dll
Autor: Fizick
Homepage: http://avisynth.org.ru/degrain/degrainmedian.html
Colorspaces: YUY2 or YV12
Interlace: Interlaced or progressive
Velocidade: Rápido! (190 fps)

Defaults: DeGrainMedian(limitY=4, limitUV=6, mode=1, interlaced=false)

Parametros:

* limitY (0-255) Valores maiores irão aumentar a força do denoising (mas valores demasiados altos pode causar overblurring).
* limitUV (0-255) Igual ao anterior
* mode (0-5) Para valores maiores que 0 a "força" com que o filtro irá actuar será menor.
* interlaced (true/false) deverão colocar "true" se a fonte estiver enterlaçada

Exemplos:

Source:

Imagem

Filtrado com DeGrainMedian(limitY=4, limitUV=6, mode=1, interlaced=false) (Default)

Imagem

Reparem no céu. Vão ver que está um pouco melhor. Lembrem-se que quando forem remover noise normalmente vão ter de usar mais que um filtro. Este é um dos que costumo usar em combinação com outros. Mas isso depois vão ter voçês que testar

Se abusarem do filtro terão isto (DeGrainMedian(limitY=200, limitUV=200, mode=0, interlaced=false))

Imagem

Estão a ver a bosta que ficou? Bom para encontrarem os melhores parâmetors terão de testar muito bem o filtro, não só este mas como todos os outros que se seguem. Ah é verdade como exemplo, e utilizando o script criado nos passos anteriores, isto ficaria assim:
#Chamada de funções

LoadPlugin("C:degrainmedian.dll")

# Set DAR in encoder to 4 : 3. The following line is for automatic signalling
global MeGUI_darx = 4
global MeGUI_dary = 3
DGDecode_mpeg2source("C:Digimondddd.d2v", info=3)
ColorMatrix(hints=true, interlaced=true, threads=0)
tfm(order=1).tdecimate(hybrid=1)
crop( 8, 0, -6, 0)

LanczosResize(704,480) # Lanczos (Sharp)

#denoise

DeGrainMedian(limitY=4, limitUV=6, mode=1, interlaced=false)
FFT3DFilter

Não vou ser tão extenso como no filtro anterior. Este filtro tem imensos parâmetros pelo que terão de fazer como todos os que o utilizam fizeram que é ler o manual. Consultem este link que tem boas explicações e um exemplo http://aquilinestudios.org/avsfilters/s ... p.html#fft
Eu tambem vou deixar aqui um pequeno exemplo para verem o que ele consegue fazer

Source:

Imagem

Filtrado com FFT3DFilter(sigma=1.6, bw=64, bh=64, bt=5, ow=32, oh=32, sharpen=0)

Imagem

Como podem ver está um pouco melhor. Atenção que para valores de sigma maiores que 2 o filtro pode começar a "abafar" alguns detalhes e "sharpen"

Exemplo FFT3DFilter(sigma=5, bw=64, bh=64, bt=5, ow=32, oh=32, sharpen=0)

Imagem

Estão a ver, a imagem aqui está demasiado "filtrada". Esta a perder sharpen e está já um pouco embaciada

HQDN3D

Defaults: HQDN3D(ls=4.0, cs=3.0, lt=6.0, ct=4.5)

* ls e cs (0-255 float) O aumento deste valores vai aumentar a "força" do filtro. Para valores maiores que 10 pode causar problemas.
* lt and ct (0-255 float) O mesmo que o anterior.

Leiam o manual para mais informações. Queriam a papinha toda feita não? :xD:

Exemplo:

Source:

Imagem

Exemplo HQDN3D(ls=4.0, cs=3.0, lt=6.0, ct=4.5) (default)

Imagem

Problemas de abuso do filtro:

Imagem

VagueDenoiser

Defaults: VagueDenoiser(threshold=0, method=3, nsteps=4, chromaT=-1, interlaced=false)
Recomendado: VagueDenoiser(threshold=2, method=3, nsteps=6, chromaT=2.0)

Mais uma vez, não vou explicar o que cada um dos parâmetros faz. Leiam o manual do filtro que vão perceber.

Source:

Imagem

VagueDenoiser(threshold=4, method=3, nsteps=6, chromaT=2.0)

Imagem

Se repararem bem vão ver que uma boa parte do noise desapareceu e pelo menos aqui neste frame não há perdas de detalhe. Não se esqueçam, teem de testar muito bem os parâmetros do filtro para não fazer asneira.

Desculpem lá estar sempre a usar imagens do episódio 5 de DBZ, mas é o que tenho aqui mais a jeito...

Por agora em termos de denoisers fico-me por aqui. Existem muitos outros filtros, mas o objectivo deste tópico é dar apenas uma introdução. Para saberem mais sobre este e outros filtros consultem

http://aquilinestudios.org/avsfilters/spatial.html
http://aquilinestudios.org/avsfilters/temporal.html
http://aquilinestudios.org/avsfilters/spatiotemp.html

Aí vão encontrar vários outros filtros e a respectiva informação sobre os mesmos

Deixo-vos aqui tambem um exemplo de problemas que costumam aparecer quando se filtra o noise. O nome do problema é Banding.

GradFun2DBmod

Screen com Banding:

Imagem

Filtrado com GradFun2DBmod()

Imagem

A diferença é notória (basta olharem para o cabelo do raditz), o unico problema é que se obtiverem banding nesse local vão perder detalhe e quando aplicarem este filtro para que o banding desapareça é gerado algum noise...

Exemplo de um script com este filtro:
#Importar os DLL necessários ao GradFun2DBMOD

LoadPlugin("C:MaskTools.dll")
LoadPlugin("C:RemoveGrain.dll")
LoadPlugin("C:gradfun2db.dll")
LoadPlugin("C:AddGrainC.dll")
Import("C:GradFun2DBmod.v1.2.avsi")

#importar outros DLL
......

VagueDenoiser(threshold=1.2,Method=3,nsteps=8,chromaT=1.2)
HQDN3D(2)
FFT3DFilter(sigma=3, bw=32, bh=32, bt=3, ow=16, oh=16, sharpen=0)#0.2
Msmooth(threshold=3,strength=2,highq=true,chroma=true)
GradFun2DBmod()
Tem de vir quase sempre depois dos denoisers, pois são eles que geram o banding. Ah e já sabem, se tiverem todos os plugins na pasta "plugins" do avisynth não precisam de os importar.
Por FabioSeixal
Sharpening
Sharpening basicamente é isto:

Source:

Imagem

Sharpening:

Imagem

Veem a diferença? Muito melhor não é?

Bom vou então fazer como no tópico acima e dar alguns exemplos de "sharpens" que conheço. Acho que eles estão todos aqui http://aquilinestudios.org/avsfilters/sharpeners.html , pelo que se quiserem saber mais a respeito deles é só consultarem esse link.

LimitedSharpenFaster

Defaults: LimitedSharpenFaster(ss_x=1.5, ss_y=1.5, dest_x=[clip width], dest_y=[clip height], strength=100, overshoot=1, undershoot=1, soft=0, edgemode=0)

Novamente, para mais informação é favor lerem o manual do filtro ou consultar o link colocado no início deste tópico

Exemplo:

Source:

Imagem

Filtrado com LimitedSharpenFaster() (a mesma coisa que o default)

Imagem

A diferença é notória. Ficou mais "bonito" xD

UnFilter

Default: Não tem
Recomendado: UnFilter(5,5)
Se colocarem valores negativos ele em vez de fazer "sharp" faz "smooth".

Este filtro não é mau de todo, mas eu não gosto muito dele a não ser com valores do tipo Unfilter(2,2) porque ele gera algum noise.
Bom de qualquer forma por vezes este filtro é muito útil. Aqui fica um exemplo:

Source:

Imagem

Filtrado com UnFilter(70,70) (Valores algo elevados mas aqui em digimon é a unica maneira de verem a diferença)

Imagem

WarpSharp

Defaults: WarpSharp(depth=128, blur=3, bump=128)

Bom este filtro teem de ter muito cuidado quando o utilizarem, aliás é raro eu utilizar este filtro actualmente. O problema é que ele diminui um pouco a grossura das linhas e se o utilizarem com demasiada "força" vão acabar por estragar a imagem. Bom mas vejam o que pode fazer:

Source:

Imagem

Filtrado com WarpSharp(depth=40, blur=3, bump=128)

Imagem

Isto em alguns animes pode ser bastante útil, mas penso que não seja aqui o caso ou então estou a fazer algo de errado :p
Mas pronto acho que dá para terem uma ideia do que o filtro faz

MSharpen

Defaults: MSharpen(threshold=10, strength=100,mask=false, highq=true)

Se o filtro gerar muito aliasing (mais à frente vou explicar o que isso é) podem fazer um upscale e depois voltar ao tamanho correcto. Por exemplo:

LanczosResize(1280,960).MSharpen().LanczosResize(640,480) (obviamente que terão de mudar os argumentos da alturalargura para fazer corresponder à vossa source.
Ok aqui fica um exemplo:

Source:

Imagem

Filtrado com MSharpen(threshold=10, strength=50,mask=false, highq=true)

Imagem

Se olharem para a zona da camisola vão ser alguma diferença...
Este filtro para funcionar correctamente convem mesmo ser bem configurado senão começam a aparecer aqueles rebordos brancos á volta das linhas (ver o vem a seguir).

Bom como estava a dizer, quando se abusa no sharp costumam aparecer uns contornos brancos à volta das linhas:

MSharpen(threshold=0, strength=255,mask=false, highq=false)

Imagem

O nome do problema é Haloing. Quando isto acontecer é porque estão a abusar do sharpen e terão de reduzir a "força" do filtro(s). Às vezes os próprios DVD's trazem esse problema. Para resolver isto existem alguns filtros como por exemplo o DeHalo_Alpha ou então podem utilizar o FFT3DFilter. Vou corrigir a imagem anterior com FFT3DFilter(dehalo=1):

Imagem

Como veem ficou bastante melhor. Claro que isso está um grande exagero porque isso foi gerado propositadamente por mim para verem bem o problema e uma solução para o mesmo.

Pronto da minha parte aqui nos "sharpeners" é tudo. Tal como no noise existem mais filtros para melhorar este atributo. É uma questão de consultarem o tal link que deixei no início e tambem consultar o doom9.

De seguida apresento o último tópico onde irei mostrar problemas como DotCrawl, Rainbow e Aliasing.
Por FabioSeixal
DotCrawl, Rainbow, Aliasing e Tweak
Atenção. A filtragem do DotCrawl e do Rainbow, ou seja, as funções que vão ser chamadas para filtrar estes problemas deverão estar antes da função que vai filtrar o Interlace. Por exemplo:
DGDecode_mpeg2source("C:DigimonDigimon.d2v", info=3)
Se eu quiser filtrar o DotCrawl com o Checkmate teria de colocar assim:
GDecode_mpeg2source("C:DigimonDigimon.d2v", info=3)
checkmate()
Comecemos pelo DotCrawl. DotCrawl é isto:

Imagem

Ou sem estar em movimento:

Imagem

Checkmate

Defaults: Checkmate(thr=???, max=???, tthr2=???)

* thr (qualquer numero inteiro não negativo) controla a "força" do filtro
* max (qualquer numero inteiro não negativo): provavelmente controla o valor com que os pixeis podem mudar, ou algo do género. O seu criador não se recorda exactamente do que faz este parâmetro. De qualquer forma se aumentarem o valor do paraâmetro o filtro fica mais "forte".
* tthr2 (qualquer numero inteiro não negativo): Valores maiores, maior será a "força" do filtro. Se colocarem 0 não irá haver filtragem temporal.

Agora vou colocar aqui uma imagem de digimon que contem algum dot crawl e vou vos dizer como é que eu o removí

Source:

Imagem

Filtrado com Checkmate()

Imagem

Reparem bem nas letras "Digimon Adventure", aí consegue ver a diferença. Façam zoom se necessário.

Existem outros filtros para tratar este problema como é o caso do DeDot, TComb e o LUTDeCrawl. Tenham cuidado porque se o filtro estiver demasiado forte vai comprometer alguns detalhes da imagem. Teste bem os filtros antes de os colocarem como finais.

Rainbow

Passando agora para o Rainbow. O rainbow é isto:

Imagem

Estão a ver na "camisa" do kenshin e tambem um pouco na cara. Bom é isso...

Sem rainbow:

Imagem

A linha de código utilizada foi Bifrost(scenelumathresh=1.5,altclip=SSIQ(11,100,true),interlaced=true)
Para saberem mais sobre estes dois filtros consultem:

http://forum.doom9.org/archive/index.php/t-102162.html

Depois teem tambem o mfrainbow e o SDDeRainbow entre outros. Consultem tambem esta página que é algo interessante.

http://www.animemusicvideos.org/guides/ ... tqual.html

Têm de ter cuidado a utilizar estes filtros pois eles podem começar a afectar o Chroma colocando manchas vermelhas na imagem e até roubando um pouco de cor.

Aliasing

Novamente uma imagem para verem o problema:

Imagem

Filtrada:

Imagem

Veem como estavam e como ficaram as linhas? Pois é isso é aliasing. Eu filtrei isso com o SAA() http://avisynth.org/mediawiki/SAA
mas cuidado, este filtro filtra não só aliasing como tambem um pouco de haloing, pelo que a imagem poderá perder um pouco a sua nitidez. Se for esse o caso aconcelho-vos a usar outro antiAliasing como um destes http://avisynth.org/mediawiki/External_ ... i-aliasing

Para finalizar falo-vos de um filtro que permite aumentar a saturação, brilho e contraste de uma imagem.

Tweak

Vou apenas mostrar um exemplo da aplicação do filtro. Deixo-vos a voçês a parte de fazer testes aos parâmetros. No link indicado no título do "tweak" encontra uma boa informação sobre o filtro. Este filtro deverá tambem ser aplicado antes de desenterlaçar.

Exemplo

Source:

Imagem

Filtrado usando Tweak(hue=-2,sat=1.15,cont=1.08):

Imagem

E pronto desta secção é tudo. Falei-vos de alguns problemas encontrados nos vídeos e de algumas soluções. Deixo para voçês a pesquisa sobre melhores filtros e melhores maneiras de os aplicar.

Agora falta apenas colocar o vídeo a encodar. Poderão ver isso no próximo tópico.
Por FabioSeixal
Finalmente o encode...
Não me vou alongar muito, até porque não percebo muito do assunto. Aliás devo admitir que não percebo quase nada do x264, apenas utilizo os profiles existentes no MeGUI. Por isso este tópico será pequeno, só mesmo para terminar como deve ser. xD

1 - Abri o AVS que criaram em "Input" onde diz "Avisynteh Script".

Imagem

2 - Bom aqui se souberem configurar correctamente o x264 onde diz "Encoder Settings", carreguem em "Config", caso contrário escolham um dos profiles que o MeGUI dispões.

Imagem

Depois se quiseremn podem ainda ajustar as configurações desse "profile". Feito isso é só carregarem em "Enqueue", ir a "Queue" e carregar em "start"

Quem souber bem sobre o x264 por favor diga alguma coisa para se puder actualizar e modificar esta parte melhor.

Obrigado
Por FabioSeixal
Tópico finalmente desbloqueado. Opinem e coloquem dúvidas se as tiverem. Quem quiser e puder contribuir para o enriquecimento do tópico é favor fazê-lo. Um grande obrigado desde já ao RiCON pela ajuda já dada.
Este tópico serve apenas para quem quiser tomar conhecimento de algumas practicas sobre o encode, não esperem ficar a saber tudo ao ler este tópico porque isso não vai acontecer.
Por DarkAnimatic
Posts Avatar
vao repor as imagens em falta?
Por terechan
Posts Avatar
Não aparecem as imagens todas? A mim aparecem. Isto foi mesmo cópia do do outro forum.
Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Também me dá erro em algumas imagens.
Por terechan
Posts Avatar
Limpem a cache e deve ficar tudo bem.
Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Agora já dão todas.
Por Bento
Posts Signature Avatar
Isto é aquele erro que me está farto de acontecer. Eu já tinha avisado o leinad sobre isto. Tem de ser verificado.
Por DarkAnimatic
Posts Avatar
nao sei porque, mas acho quetem a ver com a net. ontem atualizei isto montes de vezes para ver as mensagens novas e acabaram por aparecer todas as imagens. agora ja aparecem so alguma. deve ser as imagens que nao carrega, em vez de aparecer aquela imagem pequenina esquisita aparece esta
Por Paka
Posts Avatar
Fabio, tenho uma dúvida. Como é que posso utilizar um filtro só num extrato de um episódio?
Cumps
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Algumas imagens não davam, porque o fórum só estava a deixar exibir imagens upadas no próprio servidor. E como o tutorial tem muitas imagens que faltam passar para o servidor, aparecia essas imagens de erro.

Eish ó Morick, querem eliminar-te à força toda...

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu

Pois, faz sentido o que estás a dizer.

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]