Por Pandora
De facto estava mesmo a fazer um trim em cima de outro trim por isso é q tremia.
tinha escrito trim()+trim() pq pensei q fosse necessário para o áudio ter tmb um trim com os mesmos valores do vídeo, mas assim o vídeo endoidece.

Tenho agora uma dúvida, o avspmod sofre de algum bug em relação ao leitor de vídeo?
É q o leitor baralha-se todo quando está a passar vídeo, quero fazer o trim do vídeo e depois os valores q coloco no trim n correspondem aos valores no vídeo, o leitor parece baralhar os frames ou sobrepô-los, leva-me a crer q ele se baralha e sobrepõe frames e isso encurta o vídeo no leitor.

Agora preciso de mais uma ajuda e acho q depois fica tudo encaminhado para um encode de jeito... espero eu.

Estou a usar o plugin TDeint com o deinterlace em (bob) para remover as linhas da imagem mas parece q n é suficiente, qual o plugin melhor e mais forte para isto?
Por Ru13en
Posts Signature Avatar
O avspmod não muda em relação ao leitor, tu é que não corres as frames nas setas a ver o resultado e dps acabas por ver só no leitor....

Also, melhor deinterlacer é o QTGMC. Metes-o em placebo e ele quase que faz milagres... Mas claro, tens que ver se isso esta mesmo entrelaçado de raiz, ou se foi metido em progressivo mesmo entrelaçado... É que nessas cenas tens que fazer outras cenas antes de aplicar qtgmc ou tfm (outro deinterlaçador melhor que o Bob)
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Ou tem sempre o AnimeIVTC que não é mau de todo para quem sabe usar. (Mas não é superior ao QTGMC, embora é mais potente em funcionalidades e por causa disso é preferível usar em alguns casos)

O contra é que o QTGMC é PESADO cm tudo. De resto é como o ruben disse... faz milagres.

Se queres uma resposta mais concreta, partilha a source. :godfather:
É que há DVDs que parecem ter interlace mas não têm. Estão em FILM. E nesses casos, basta correr o DGIndex num modo diferente ao default para ele devolver o video em modo progressivo.

Cumps
Por Pandora
eu estou a usar o megui outra vez e juntamente com o avspmod pq ele ajuda-me com a parte de ver o vídeo no player e pq ele avalia o estado do vídeo e faz coisas q o avspmod n faz, o avspmod uso-o para me guiar no script pq ele dá-me dicas q têm sido fundamentais para conseguir entender mais ou menos o q estou a fazer
por isso os 2 têm valor igual e são ambos importantes para mim.

o megui diz q o vídeo n é totalmente interlaçado.

cá vai o scrip dele:

# Set DAR in encoder to 160 : 117. The following line is for automatic signalling
global MeGUI_darx = 160
global MeGUI_dary = 117
LoadPlugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\dgindex\DGDecode.dll")
DGDecode_mpeg2source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1 - 0xE0 - Video - MPEG-2 - 720x576 (PAL) - 4~3.d2v", info=3)
LoadPlugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\avisynth_plugin\ColorMatrix.dll")
ColorMatrix(hints=true, interlaced=true, threads=0)
LoadPlugin("C:\Program Files (x86)\AviSynth 2.5\plugins\TDeint.dll")
tdeint(mode=0, order=-1, type=5, mtnmode=3, sharp=true, hints=true, full=true,bob,opt=4)
#crop
#resize
#denoise
DirectShowSource("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1.VOB")
video=DGDecode_mpeg2source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1 - 0xE0 - Video - MPEG-2 - 720x576 (PAL) - 4~3.d2v", info=3)
audio=DirectShowSource("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1.VOB")
audiodub(video,audio)

aqui ainda n fiz o trim, mas já descobri como meter o áudio no vídeo, pelo menos já dei mais um passo em frente, só preciso de descobrir o plugin ideal para desintrelaçar se for essa a necessidade pq tmb já li algures aquilo q o leind disse q pode n ser necessário o desintrelaçe mas apenas o uso do ivtc.
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Que salgalhada vai para aí...
# Set DAR in encoder to 160 : 117. The following line is for automatic signalling
global MeGUI_darx = 160
global MeGUI_dary = 117

LoadPlugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\dgindex\DGDecode.dll") - Se copiares o dll para "C:\Program Files (x86)\AviSynth 2.5\plugins\" não precisas de ter esta linha.
DGDecode_mpeg2source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1 - 0xE0 - Video - MPEG-2 - 720x576 (PAL) - 4~3.d2v", info=3) - Apaga esta linha...
LoadPlugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\avisynth_plugin\ColorMatrix.dll") - Se copiares o dll para "C:\Program Files (x86)\AviSynth 2.5\plugins\" não precisas de ter esta linha.
ColorMatrix(hints=true, interlaced=true, threads=0) - Linha vai ser movida para o fim.
LoadPlugin("C:\Program Files (x86)\AviSynth 2.5\plugins\TDeint.dll") - Não precisas de ter esta linha, ele carrega automaticamente o dll.
tdeint(mode=0, order=-1, type=5, mtnmode=3, sharp=true, hints=true, full=true,bob,opt=4) - Linha vai ser movida para o fim.
#crop
#resize
#denoise
DirectShowSource("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1.VOB") - O que é isto? Apaga-me isso!
video=DGDecode_mpeg2source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1 - 0xE0 - Video - MPEG-2 - 720x576 (PAL) - 4~3.d2v", info=3)
audio=DirectShowSource("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1.VOB") - O que é isto? Se tens o .d2v tens de ter o audio! Ou usaste mal o dgindex!
audiodub(video,audio)
Resultado final seria:
Código: Selecionar todos
global MeGUI_darx = 160
global MeGUI_dary = 117
tdeint(mode=0, order=-1, type=5, mtnmode=3, sharp=true, hints=true, full=true,bob,opt=4)
#Para o audio podes meter FFAudioSource que dá para quase todos os tipos de audio, ou o bassAudioSource. Para ac3, recomendo o NicAC3Source.
audio=NicAC3Source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1 - 0xE0 - Video - MPEG-2 - 720x576 (PAL) - 4~3 ???ms.ac3")
audiodub(video,audio)
ColorMatrix(hints=true, interlaced=true, threads=0)
#crop se necessário
#resize com lanczos4resize ou spline16resize, para mais sharp usar spline36resize
#denoise
PS: O megui nem sempre sabe o que diz. Tens de avaliar pelo dgindex. Queres um tuto em video?
Por Pandora
estranhamente o script funcionou mto bem e o áudio entrou no vídeo mas como estou ainda a aprender venha de lá esse tutorial q é mto bem-vindo e agradecido!

Sharp n é necessário fazer afinal de contas

preciso apenas de fazer isso como deve ser e com um bom plugin q tire a porcaria das linhas!

quero aprender a sério, as bases já cá estão meio atabalhoadas agora preciso de afinar.

e n sei o q se passa com os plugins ou com o avisynth em si mas ele n os carrega automaticamente, tenho de os chamar através dessas linhas de load plugin, se n vai dar erro.

EDIT 2:
desculpem fazer duplo post

já percebi pq n conseguia tirar as linhas, eu metia o vídeo antes dos filtros e depois dos filtro metia o vídeo outra vez e o script assumia o vídeo colocado depois do tdeint, basta afinal o tdeint, ele já é bom para o desintrelaçamento mesmo em mode=1.

eu segui mais ou menos o teu script e consegui resolver completamente o problema das linhas mas tenho de relembrar q se tirar o load plugin os plugins n vão funcionar

EDIT 3:

já fiz o vídeo, meti-o na tv da sala e ... ... n tem áudio, até agora só consegui associar o ficheiro do áudio ac3 original ao ficheiro mp4 q o megui cria;
a imagem parece ter a cor um bocado saturada e parece precisar de levar algum Sharp... mais... eu reduzi o tamanho do arquivo mp4 para 175mb, esse era tmb um dos meus objectivos pq o ficheiro original é de quase 800mb, uma monstruosidade, mas a imagem perdeu definição, está um bocado confusa...

tenho de pegar no ficheiro do áudio e cortá-lo noutro programa q n seja o avisynth ou o megui?
e para meter dentro do arquivo mp4? é q até agora a única coisa q consegui fazer foi associar o ficheiro original ao arquivo mp4, o ficheiro do áudio permanece fora do arquivo, descobri isso quando fui passar o vídeo na tv da sala...

todos os tutoriais são bem-vindos pessoal!
Por borllock
Posts Signature Avatar
Pandora tem cuidado com o triple post lol
Faz editar para a próxima que o tópico aparece na mesma como não lido.
Por Ru13en
Posts Signature Avatar
Pandora, edita tudo, não quero ver mais post's seguidos... Tens que aprender a usar as ferramentas devidamente...
Also, ja prometi um tutorial de RIP de BD's... Para edição de DVD's ou VHS nao vou fazer, porque isso é muito relativo de video para video... Daí que só aconselho a irem ler os manuais dos scripts/plugins no forum doom9 ^^
Por Pandora
eu já fiz o primeiro vídeo.

testei filtros e mais filtros até que me lembrei daquela frase q diz q o menos é mais e neste caso é verdade, o menos é mesmo mais.

basicamente ele só precisava do mpeg 2 deblocking, lanczos36 spline, ser desintrelaçado com o yadif já é suficiente e mexer na saturação, no contraste e no brilho com o tweak color.

o áudio: fiz um script à parte do script do vídeo meti-o no virtualdubmod e saquei o ficheiro wav q meti no taudioconverter para criar um m4a e no fim peguei no áudio e no vídeo meti os 2 no mkvtoolnix e saiu um vídeo mkv com codec h264 com 130 e tal megas XD

o problema q ficou:

no pc a imagem é perfeita e n podia desejar melhor, na tv da sala a imagem parece q perde pequenos pormenores de linhas.
n posso usar nenhum plugin para fazer Sharp pq a imagem vai ficar pior, eu testei e odiei o resultado.
a imagem original é mais opaca... n sei se posso dizer isso dela, e a imagem q fica depois de trabalhado o vídeo é uma imagem com pixéis a piscar em algumas partes do vídeo e perde os tais pormenores de pequenas linhas no desenho.

a box gravou em digital, depois foi gravado da box para o dvr da sala via cabo scart, ou seja, existiu uma conversão de digital para analógico, já li q isso degrada imenso a qualidade da imagem e provoca esse flickering.
já usei tmb o deflicker mas n faz nada, já usei outros plugins q podem tmb resolver esse problema mas n dá.
li q estes problemas derivados da passagem do digital para o analógico n têm grande solução, ou nenhuma mesmo.

este é o script do vídeo

LoadPlugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\dgindex\DGDecode.dll")
DGDecode_mpeg2source("C:\Users\AC\Desktop\VTS_01_1.d2v", cpu=4)
Load_Stdcall_Plugin("C:\Users\AC\Desktop\megui\tools\avisynth_plugin\yadif.dll")
Yadif(order=-1)
LoadPlugin("C:\Program Files (x86)\AviSynth 2.5\plugins\TweakColor.dll")
tweakcolor(sat=0.90,bright=22.0,cont=0.85)
#crop
#resize
#denoise
trim()

se alguém quiser testar o vídeo na tv da sala para verem do q estou a falar...
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Se partilhares o vídeo poderei dar uma olhadela. Caso contrario só te posso desejar boa sorte pois não sou bruxo.

Cumps
Por Charles
Olá, pessoal! :happy:

Peço ajuda aos encoders mais capacitados e experientes. Já venho há algum tempo tentando fazer um encode, mas não consigo melhorá-lo. Até onde meus olhos podem ver, acho que só preciso melhorar o aliasing e a nitidez, se alguém enxergar algo mais a se fazer, por favor, me avise.

Fonte:

https://mega.co.nz/#!D9EgGIDR!dBxGtEbCX ... iNYAOdaN5o

Encode:

https://mega.co.nz/#!v18FkDyI!MQcn7UnO1 ... I8PxLg9row

Ficarei com esse mesmo. XD
Código: Selecionar todos
https://mega.co.nz/#!rwMxCDIA!TftyvV9QkawI8NsUqBoJy8KvXVKoO2sgVhKilab-EJ8
Por buzzzz
Posts Signature Avatar
Não sei se é possível, mas se desse para recuperar as imagens dos tuturiais seria muito fixe para quem quiser aprender (por vezes só com a descrição percebe-se mas outras vezes não), isto ficou armazenado em algum lugar que dê para recuperar?
Por Lich_King
Posts Signature Avatar
Tambem estava agora a ler o tutorial mas faltam algumas imagens que seriam importantes. Ninguem pode recuperar isso? @Leinad4Mind?

Eish ó Morick, querem eliminar-te à força toda...

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu

Pois, faz sentido o que estás a dizer.

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]