Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Reparei que cada vez mais aparecem projectos de freelancers que mal sabem trabalhar com o Aegisub, o que leva a que as legendas não venham com estilos decentes, sem as regras da legendagem, type mal feito, etc...
Estilos
Primeiro que tudo ajustam a resolução do vídeo à legenda indo a "File->Properties" e colocando a resolução do vídeo a usar.
Os estilos são as formatações associadas a uma legenda, exemplo:
Imagem
Como podem reparar, a legenda é de cor branca, tem uma borda azul, e uma pequena sombra. Aspectos escolhidos por mim por achar que se adequam a este cartoon (Star Wars).
Para fazer estas e outra alterações segue os seguintes passos:
Imagem
Clica no "S" cor-de-rosa, o qual irá abrir a janela "Styles" e clica em "New" para criar um novo estilo.
Imagem
Style name - Coloquem o nome que querem que o estilo tenha;

Font - Escolham a font (tipo de letra) que querem que a vossa legenda tenha e o tamanho da mesma. Para 420p recomendo entre 28 a 32, para 720p recomendo entre 35 a 42.
Os aspectos em baixo, Bold (Negrito), Italic (Itálico), Underline (Sublinhado) e Strikeout (Rasurado), servem mais para o type, embora o Bold seja bom para melhorar a font e o Italic para os estilos de personagens que estão a falar, mas não estão em cena ou pensamentos.

Colors - Escolham a cor da letra, da borda e da sombra que querem. Escolham cores que se adequam com o anime e/ou que não dificultem a leitura.

Margins - Estes valores são importantes para quando visualizarmos o vídeo as legendas ficarem de fácil e perceptível percepção.
  • Left (Esquerda): Nº de pixéis a que querem que a vossa legenda fica longe do lado esquerdo do vídeo. Recomendo entre 20 a 30.
  • Rigt (Direita): Nº de pixéis a que querem que a vossa legenda fica longe do lado direito do vídeo. Recomendo entre 20 a 30.
  • Vert (Altura): Nº de pixéis a que querem que a vossa legenda fica longe da parte inferior do vídeo. Recomendo entre 20 a 25.
Outline - Nº de pixéis que querem que a borda da legenda tenha. (Varia entre 0 a infinito, incluindo números com casas decimais para maior precisão) Recomendo entre 1 a 2 para os 480p e 1.5 a 3 para os 720p. O valor 0 apaga a borda.

Shadow - Nº de pixéis que querem que a sombra da legenda tenha. (Varia entre 0 a infinito, incluindo números com casas decimais para maior precisão) Recomendo entre 1 a 2 para os 480p e 1.5 a 3 para os 720p. O valor 0 apaga a borda.
O valor da borda e sombra quando se utilizam costumam ser diferente, mas cabe a cada um ver o estilo que gosta e fica bem bom o vídeo.

NOTA: Os valores que eu recomendo são os que eu uso e gosto de usar, podem usar os que vocês quiserem, desde que vos pareça bem e não demasiado exagerados.
Para mais informações leiam o manual do Aegisub que é obrigatório a quem quer fazer o que quer que sejam com as legendas:
http://docs.aegisub.org/manual/Main_Page
Ou os diversos tutorias que vos tenho andado a fazer a partir do que aprendi desse espectacular manual.
Regras de Legendagem
Estas regras servem para facilitar a leitura e percepção do que o filme pretende transmitir, não foram inventadas por mim, pois já todos as vimos em utilização na TV e Cinema:
Utilizar o \N para dividir as falas;
Utilizar itálico em falas onde alguém esteja a pensar ou não esteja em cena. Exemplo: Uma conversa de telémovel, o locutor da rádio;
Utilizar travessões nas diálogos. Exemplo: - Olá.\N- Olá, tudo bem, Diogo?
Copyright © Diogo_23 2007-2020. Todos direitos reservados.
Última edição por Diogo_23 em 29 jun 2013, 21:43, editado 2 vezes no total.
Onreall, Andr3PT, Lagaffe e 4 outros agradeceram
Por Bento
Posts Signature Avatar
Alguém me sabe dizer como limitar o número de caracteres por linha? No subtitle workshop é bastante simples, mas no aegisub não encontro essa opção.
Por Paka
Posts Avatar
Isso não sei, mas o que podes fazer é aumentar ou diminuir as margens da legenda.
Não há números, apenas bom senso. Porque dependerá do tipo de letra, e por cada tipo de letra variará o tamanho desse tipo. E quanto às margens, cuidado com isso. Vejam isto: http://underwater.nyaatorrents.org/bin/xshit/ (Para activar essa "máscara", ide a vídeo - "Mostrar mascara de overscan")

Cumps
Por Bento
Posts Signature Avatar
Ok Leinad isso é porreiro, mas não é apenas isso que eu quero. Eu quero é uma opção para limitar uma linha por exemplo a 40 caracteres. Depois com essa tal máscara vejo se se adequa, caso não se adeque depois diminuo o valor. A questão é eu meter esse valor e o programa automaticamente indicar-me todas as linhas com mais do que esses caracteres. No subtitle workshop dá para fazer isso e mostra o número de caracteres que já estão. Assim com essa máscara já ajuda, mas ainda assim é um pouco trabalhoso. Se souberes de algo do género era bom, mas assim já me desenrasco.
Como disse, depende da font e do tamanho da font. Daí que é impossível limitares a 40 caracteres. Se usares font x consegues meter 80, se usares a y consegues meter 60... Depende de tudo um pouco. No subtitle workshop, ele está a presumir que estás a usar no caso do aegisub, font arial, tamanho 33.
É o estilo que eu coloco quando quero ver se as legendas quando convertidas para .srt se ficam em 3 linhas ou não.

Cumps
ou deixas fazer os paragrafos automaticamente ou fazes tu. acho que é \n (este ou é para ecra inteiro ou para a resoluçao original, nao me lembro) e \N (para os dois)
Com o estilo de quebra 3 ou 0, torna-se desnecessário a quebra de linha manual com o \N. o \n só funciona no modo 2.
O modo mais usado é o 0, por ser o predefinido. Mas maioria prefere a linha maior em baixo e em cima a mais pequena. E depois tenta reverter essa quebra automática do modo 0 com os \N. Mas bastaria colocar em modo 3 para resolver todos os problemas. Se bem que tem certos senãos o modo 3, que já não me recordo agora, mas que torna o modo 0 no mais "seguro".

Cumps
Por roca
Posts Signature Avatar
Vou aproveitar este tópico para expor um problema estranho que estou a ter.
Tenho aqui um 1080p, que ao muxar umas legendas, qualquer legendas, ele fica com barra preta em baixo, embora não muito grande. E se eu muxar só video e audios por exemplo não fica. Já com o downsize dele (720p), isto já não acontece. Alguém me consegue ajudar?
Por R94
Posts Avatar
Não tem a ver com a resolução original nas propriedades do .ass ? Verifica se está em 1080p.
Por roca
Posts Signature Avatar
R94 :Não tem a ver com a resolução original nas propriedades do .ass ? Verifica se está em 1080p.
Está. Mesmo que eu meta umas 720p, fica o mesmo problema.
Por R94
Posts Avatar
Ainda não entendi bem o problema, podes pôr uma printscreen?
Por roca
Posts Signature Avatar
R94 :Ainda não entendi bem o problema, podes pôr uma printscreen?
Imagem
Ao que parece fica com resolução 1920x1040 quando devia ser 1920x1038. Alguém sabe porquê?
Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Vê lá se quando vais a muxar não alteraste nenhum aspecto do vídeo a nível da resolução? Só acontece com essas legendas? Só acontece com esse video? Já experimentaste com .srt?
Por akuma
Posts Avatar
No aegisub foste ver se tinhas corrigido a resolução do video e das legendas?
Tipo tava a usar as legendas de um 1080p num video de 720p, e a posição das legendas era diferente logo no video ficavam em locais diferentes, se for isso é só ires ver se a resolução das legendas está certo com o do video.
Por roca
Posts Signature Avatar
Já consegui resolver o problema. Tive de activar o LAV nas configurações do CCCP.
Mas roca, 1038 não é nem mod16, nem mod8, nem mod4, daí que te aparece essa barra, porque são 2 pixeis que sao adicionados para tornar a imagem em mod16, ou seja torna em 1040. O problema creio não ser da legenda, mas antes da resolução 1.85 no mkvmerge nas opções do vídeo. ou então deverias meter 1920x1038 nessas opções. Se bem que 1.85 seria "1920x1037,837837837838", arredondado daria os 1038 ^^, daí que 1.85 do lado esquerdo seria a melhor opção a tomar a meu ver.

Cumps
Por tony1000
Posts Avatar
Maltinha, estou aqui com um problema.

Estou a legendar um episódio e quero usar efeitos que já vêem de raiz.
O que acontece é o seguinte: enquanto estou a legendar, os efeitos mantêm-se, mas ao colocar as legendas no filme, os efeitos desaparecem.

Sabem porquê?
Por Dahitman
Posts Signature Avatar
Essa legenda pertence ao vídeo que estás a usar no mux final e no Aegisub, ou estás a usar outra fonte de vídeo? Coloca exemplos daquilo que aparece no Aegisub e depois no resultado final em vídeo, sff. Mas tenta primeiro o que a tere sugeriu.

Eish ó Morick, querem eliminar-te à força toda...

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu

Pois, faz sentido o que estás a dizer.

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]