Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Introdução
Ordered Chapters. O que são? Alguns de vocês já terão ouvido falar, mas para quem não sabe Ordered Chapters é, basicamente, criar uma ligação entre vários vídeos de forma a que quando se reproduza um se reproduzam todos juntos.

Qual é a finalidade disto?
Vejam bem, têm uma série de 100 episódios onde a opening e ending é a mesma. Imaginem o tempo desperdiçado a fazer o encode da OP e ED 100 vezes quando simplesmente se pode fazer o encode uma vez e depois fazer uma ligação, a fim da reprodução de qualquer episódio contenha logo a OP e ED sem estes pertencerem ao episódio, mas sim ficheiros externos.

Como criar Ordered Chapters?
Como próprio nome indica, são "capítulos ordenados", portanto já podem concluir que vai ter a ver com ficheiros .xml de capítulos.
Neste tutorial irei usar este ficheiro como base: Clica-me Que Sou Gostoso

Ora se são capítulos só poderão acompanhar ficheiros .mp4 , .mkv e .ogg (penso eu).
E como é que se ligam os ficheiros por capítulos? Por um código hexadecimal que os ficheiros .mp4 , .mkv e .ogg têm e que se mete no capitulo pretendido para a ligação, exemplo tosco:

"Capitulo 1
Nome: OP
Código: ...

Capitulo 2
Nome: Episódio
(Não leva código, porque o código serve apenas para ligar outros ficheiros e se nós vamos meter o ficheiro dos capítulos no episódio é estúpido metermos o código do próprio ficheiro :P)

Capitulo 3
Nome: ED
Código: ... "

E como se obtém esse código?
Vi por vários sites que dava com o mkvinfo.exe ou com o AutoMKVchapters, nos entanto apenas consegui com o AVI Mux GUI e é com este que vos vou ensinar. ->>> Download
Imagem
É um programa simples e não precisa de instalação. Extraiam a pasta do programa do .rar e executem o "AVIMux_GUI.exe".
Peguem no vosso ficheiro da Opening e puxem para a 1ª caixa do programa; a superior. Depois cliquem com o direito no ficheiro que colocaram e escolham "Information about file" e depois escrevam o Segment UID num bloco de notas, pois não dá para copiar. Tanto faz se usam o caps lock nas letras ou não:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Repetem este processo para todos os vídeos, excluindo o episódio em si, que quiserem juntar ao episódio.
Abram o ficheiro que coloquei aqui anteriormente (aconselho a usaram o Notepad++ para melhor visualização):
Imagem
Copiem o SegmentUID da vossa Opening e colem aqui, mudem o "eng" para "por" e se quiserem podem mudar o "OP" para "Opening" ou "Abertura":
Imagem
E depois é só mudaram o tempo inicial e o tempo final do capítulo.

Para concluir o serviço é só irem ao mkvmergui no separador "Global" e:

Imagem

Adicionar o ficheiro .xml criado e meter o idioma em português e muxar.
Autoria de Diogo_23
Por bloodsoul
Boas, desde já obrigado pelo tutorial.

Estive aqui a experimentar e funciona tudo na boa, mas tenho um problema.
Quando adiciono as legendas .ass ao ficheiro mkv os capítulos deixam de funcionar e aparece apenas o episódio com as legendas.
A abertura e o encerramento só funcionam quando não tenho legendas.

Há alguma dica que me queiras dar quanto a este problema?

Abraço
Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
Estranho. Tens o Haali Media Splitter instalado?
Por RiCON
Se vais muxar outra coisa depois de teres ido buscar o Segment UID, tens de voltar a meter o mesmo quando fores a muxar porque isso muda sempre que muxas.

Ex:
Quando fizeste mux sem legendas, o Segment UID da Opening é "12 34 56 78 90 AB CD EF 12 34 56 78 90 AB CD EF". Quando fores a muxar e meter as legendas, tens de voltar a meter esse valor no sítio certo para poder funcionar:
Imagem

Ou então vais buscar o Segment UID novo.

https://soundcloud.com/user-171432682/a-partir-de[…]

podiam repor os links

[Convívio] Apresenta-te Aqui!

AYOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :stuck_[…]

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu