#284
Há duas maneiras de o fazer.

A primeira é converter as legendas ASS em legendas SRT. Com isto, já conseguem usar os vídeos em certos hardwares que lêem pelo menos SRT. Algumas fansubs, tipo Inochi, vêm com legendas SRT já a pensar nisso e para poupar trabalho aos que usam hardware dedicado para ver as respectivas fansubs.

Como converter, portanto, um MKV softsubbed num formato legível em hardware que não suporte legendas ASS e/ou o container MKV:

1 - Pegar no vídeo a converter e arrastar para o MKVcleaver e seleccionar o que se quer aproveitar e extrair
Imagem

2 - Abrir o muxer de MP4 preferido (YAMB, MeGUI, tanto faz, porque usam todos MP4Box) e adicionar os ficheiros que foram extraídos, excepto as legendas (MP4 suporta legendas TTXT e SRT mas o hardware pode não suportar)
Imagem

3 - Finalmente, deverão ficar com um .mp4 (que deverão testar para ver se está tudo a correr bem) e um .srt se já veio da fansub
Imagem

4 - Renomeiem de modo a ficarem ambos com o mesmo nome e estão prontos a usar

Caso a fansub não tenha incluído um .srt, extraiam o ASS e abram no Aegisub:

1 - Apaguem ou metam em comentário as linhas com typeset e a tradução do karaoke, excepto as que tiverem os títulos dos episódios, caso vos interesse (podem ter de andar à procura do typeset, se a fansub não o tiver posto todo no mesmo sítio)
Imagem

2 - Abram o diálogo de Exportar
Imagem

3 - Exportem com as mesmas opções
Imagem

Finalmente, caso precisem de fazer hardsub para um hardware que nem SRT suporte, tipo iPod ou PSP, sigam os passos acima para extraírem as legendas ASS e arranjem uma GUI tipo MeGUI ou RipBot264. Vou usar RipBot264 como exemplo que é mais simples do que o MeGUI para um simples reencode e hardsub:

1 - Abram o ficheiro da fansub e escolham o hardware para o qual querem converter (neste caso, escolhi PSP)
Imagem

2 - Abram as Propriedades e escolham Resize para o tamanho da PSP (480x272) e legendas permanentes (hardsub)
Imagem

3 - Façam Preview. Se vos aparecer duas legendas, é porque já têm Haali Splitter configurado para abrir automaticamente o VSFilter e portanto não precisam de seleccionar legendas permanentes
Imagem

4 - "Done" e "Start" para começar o reencode e ter o .mp4 pronto a ver na PSP
Imagem


O reencode façam só se o hardware não suportar SRT ou a resolução original da fansub, porque estarão a perder qualidade (e flexibilidade).

PS: Isto não é para fansubs. As fansubs deverão sempre disponibilizar o encode com melhor qualidade que encontrarem e softsubs ASS, no mínimo. SRT só por comodidade ou se não quiserem usar estilos. Cabe ao user final decidir onde quer ver fansub, não vocês. Não devem limitar a escolha de codec/capacidades com base no denominador mais baixo, mas sim na maior qualidade e escolha que conseguirem, permitindo depois que se possa fazer um reencode com uma mínima qualidade.
sparky agradeceram

Certíssimo. Os que são como o L ou Sanji são os lí[…]

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]

Repórter Blues (Ep 52)

https://imgur.com/gallery/MaDkpdQ Informa[…]

Também gostaria muito de ter :open_mouth: