Por RiCON
Posts
#285
(Ou porque não devem convencer os encoders a estragar o vídeo)

Este guia é para aqueles que se queixam quando um encode parece "desfocado", quando o encoder apenas deixou o vídeo como estava na source.

Primeiro, uma explicação do que é um bom encode.

IMO, um bom encode é aquele que consegue comprimir num tamanho razoável, com qualidade equivalente ou superior ao original, sem no entanto divergir demasiado deste. O que quero dizer com isto é que um vídeo que pareça blurry (desfocado) de origem deve ficar como tal, a menos que dificulte o encode ou a confortável visualização deste.

Grain, por exemplo, pode dar uma sensação de detalhe, mas também aumenta consideravelmente o tamanho do encode. Assim como uma imagem mais sharp (nítida).

Grain, sharpness, resolução, entre outras qualidades de um vídeo são coisas que podem perfeitamente ser melhoradas em tempo real com um processador minimamente recente.

Onde é que este tipo de melhoramentos pode ser usado?
DVD-Rips, por exemplo. Regra geral, um DVD de um anime é sempre algo blurry, e pedir a um encoder para sair sempre com uma imagem nítida é coisa que adultera o desenho original, quase sempre.

Precisam de:
- CPU que aguente na boa um vídeo SD em MPEG-4/AVC (até 480p), de preferência que só precise de 50% de utilização de CPU para conseguir decode em tempo real
- FFDshow
- Avisynth (opcional)

Como:

1 - Arranjar vídeo que querem "melhorar"
Imagem

2 - Abrir com o vosso player de preferência
Imagem

3 - Abrir configuração do FFDshow, ou pelos Filters no MPC (right-click no vídeo) ou pelo ícone na barra de tarefas se o tiverem activo
Imagem

4 - Seleccionar os filtros para aquilo que quiserem melhorar, por exemplo, Sharpen (para tornar a imagem mais nítida) e configurar os valores como se achar melhor (podem usar o Only right half para ver melhor as diferenças e evitar exagerar)
Imagem

5 - A winner is you
Imagem

Outro filtro que é fixe é o DeBand.

Exemplo (aumentei o brilho e fiz zoom para se poder ver melhor a diferença):
Sem DeBand
Imagem

Com DeBand
Imagem

Se tiverem Avisynth e souberem usar os filtros para melhorar a imagem como gostam, basta usar o filtro no FFDshow homónimo e adicionar os filtros como adicionariam num script normal.

Exemplo:

1 - Meter um pouco de sharpness
Imagem

2 - This is sharp shit!
Imagem

Possibilities are endless!

PS: Encoders: isto não é desculpa para serem preguiçosos. Mas também serve para dizer que não precisam de fazer deen().deen().deen().warpsharp().warpsharp().warpsharp() tipo FANime. Seca.

Baseado neste guia. Blog sugerido por Hell_Shoot da [hai]. Tem mais alguns exemplos e explicações do que o meu, se alguém ainda tiver dúvidas.

https://soundcloud.com/user-171432682/a-partir-de[…]

podiam repor os links

[Convívio] Apresenta-te Aqui!

AYOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :stuck_[…]

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu