Por RiCON
(só em PCs com SOs 64-bits, obv)

Assume-se que têm o x264 64-bits com o nome "x264-64". Se estiverem num *nix 64-bits, o x264 já é 64-bits, por isso podem alterar "x264-64" para "x264".

Método 1: FFmpeg
É o método mais cross-platform, excepto se quiserem usar um .avs como input, porque FFmpeg só pode ser compilado com suporte a eles em Windows. Tirando isso, aceita qualquer formato que o libavformat e libavcodec suportarem.
ffmpeg -i "input.mkv" -f yuv4mpegpipe - | x264-64 --preset placebo --crf 18 --level 4.1 --no-progress -o video.mkv - --stdin y4m && mkvmerge -o "output.mkv" video.mkv -D "input.mkv"

Método 2: x264 compilado com ffms2/lavf
Funciona quase da mesma maneira que o primeiro método só que não precisam do ffmpeg, visto que o x264 já vem com as libraries relevantes. Precisam de, pelo menos, x264 r1391. (No momento em que estou a escrever este guia ainda não saiu versão 64-bits.)
Como o FFmpeg, a versão Windows do x264 vem com suporte para AVS. A versão 64-bits precisa de Avisynth 64-bits instalado.
x264-64 --preset placebo --crf 18 --level 4.1 --no-progress -o video.mkv input.mkv && mkvmerge -o "output.mkv" video.mkv -D "input.mkv"

Método 3: Avs2YUV
Este é o método mais utilizado até agora para poder usar x264 64-bits com Avisynth 32-bits. Só precisam dele se precisarem de usar um AVS como input.
Em *nix, precisam do Wine instalado para poder instalar Avisynth e correr o Avs2YUV.
avs2yuv input.avs -o - | x264-64 --preset placebo --crf 18 --level 4.1 --no-progress -o video.mkv - --stdin y4m
Onde podem arranjar o software necessário:
x264
FFmpeg
Avisynth 2.5.8 (32-bits)
Avs2YUV

Possíveis questões:
1 - Porque é que não há Avisynth 64-bits, ou se há, porque não usá-lo em vez de 32-bits?
R: O código tem demasiadas partes que não são facilmente convertidas de modo a funcionar correctamente em 64-bits. Existe uma versão não-oficial, mas é baseada no Avisynth 2.5.6 e para a poderem usar, precisam também dos plugins compilados em 64-bits.

2 - Qual é o método mais fácil/recomendado/mais prático?
R: IMHO, caso não precisem de usar Avisynth, usem simplesmente o Método 2. Noutro guia falarei de um uso para este método. Se precisarem de usar Avisynth, usem Método 1 em Windows/Wine.

3 - Se o Método 3 é o mais usado atm porque não o recomendas?
R: Só o recomendo caso tenham problemas com os outros métodos porque o Avs2YUV não suporta multi-threading muito bem. Também falarei disto noutro guia, eventualmente.

4 - Qual é a vantagem de usar x264 64-bits?
R: Um ligeiro aumento na performance do x264 (~10%) e a possibilidade de poder usar mais memória (--rc-lookahead maior, por exemplo) sem crashar.

Legenda:
itálico: alterar conforme vossas necessidades
ZACHARiAS agradeceram

A mim? E posso saber porquê?

Re up por favor. Obrigado

[Convívio] Apresenta-te Aqui!

AYOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :stuck_[…]

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu