• Avatar do Utilizador
#295
Como muitos donos de sistema de áudio com receiver já verificaram, não é possível usufruir do audio 5.1 no formato AAC. Existe uma maneira muito simples de contornar o problema, converter AAC em AC3 em tempo real, ocupando 1% a 5% do processador (depende do processador) e usando a porta SPDIF (Óptica).
Como é óbvio, existe uma pequena perda de qualidade, mas estejam descansados que é insignificante.

Programa necessário: AC3Filter

Depois de instalado e reiniciar o PC, basta meter as opções como vou mostrar em imagens:
Imagem

Imagem

Depois no Media Player Classic, ir a opções, external filter, carregar em add filter e escolher AC3Filter. Depois meter em "Prefer" como na imagem:
Imagem

Agora com tudo isto feito, basta ver um filme com AAC 5.1 e depois ir a AAC Decoder (low merit) como na imagem:
Imagem
Se este filtro não tiver carregado, por favor veja as notas no final.

E meter as opções como mostrado na imagem seguinte:
Imagem

Se tudo tiver bem configurado, o Receiver já acusa o som em Dolby Surround 5.1 e nas opções do filtro AC3Filter dá para ver a utilização do processador e ver quais os canais utilizados em tempo real.

Notas:
Existem casos, como o meu, que tive de bloquear outros filtros para conseguir enviar o sinal codificado, basta para isso ver quais são os filtros de áudio que estão activos no Media Player Classic (4ª imagem) e bloquear (3ª imagem), desligar e ligar o MPC e voltar a verificar se está algum a atrapalhar o processo e se sim, repetir o processo até aparecer o filtro AAC Decoder (low merit). No meu caso tive de bloquear o "Microsoft DVT-DVD Audio Decoder" e "CyberLink Audio Decoder (PDVD 10)", podem existir mais dependendo o que têm instalado.

Certíssimo. Os que são como o L ou Sanji são os lí[…]

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]

Repórter Blues (Ep 52)

https://imgur.com/gallery/MaDkpdQ Informa[…]

Também gostaria muito de ter :open_mouth: