• Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
Avatar do Utilizador
Por Diogo_23
Posts Signature Avatar
#297
Do VHS ao Digital

Imagem
Introdução:
Se quiser copiar os seus vídeos caseiros das velhilhas cassetes de VHS para um DVD ou VCD, primeiro passo consiste em digitalizar a gravação original para o seu PC.

Programa necessário:
WinDVDCreator



Hardware necessário:
1- WINTV-PVR (Esta placa PCI é perfeita para importar de forma barata os seus vídeos VHS. Utiliza ligações S-Video e composite, permitindo ainda a codificação da gravação para o formato MPEG-2.

2- VALIDATE WINDOWS (Esta unidade liga-se a qualquer ficha USB 2.0 e oferece entradas composite e S-Video. É também bastante rápida na captura.
Gravar a partir de um VHS
***Aviso: Eu depois scano as imagens da revista e coloco aqui.***

1- Após ter ligado o seu gravador VHS ao Plextor ConvertX e este ao seu pc, através da posta USB, abra o programa WinDVDCreator e seleccione a opção "Capture video into hard disk".

2- Esta opção irá apresentar a interface de captura principal do programa, e deve detectar de imediato o plextor ConvertX.

3- O primeiro menu permite-lhe aceder a todas as definições de gravação. Aí deverá escolher se pretende converter o sinal analógico para os formatos MPEG-1, 2 ou 4, ou DivX. Deverá seleccionar o formato de áudio pretendido.

4- Depois, deverá clicar no menu "Device Control", para seleccionar o dispositivo a partir do qual pretende gravar, que pode ser a antena de TV, o vídeo VHS ou a camcorder (S-Video). Seleccione "Composite Video for VHS recording".

5- Quando começar a gravar, o programa envia automaticamente os ficheiros para a pasta "My Videos". Contudo, pode alterar este destino, clicando em "Browse" e seleccionado a pasta desejada.

6- O sinal VHS será apresentado numa janela do monitor, permitindo-lhe ver a cassete. Clique em "Record" e pressione a tecla "Play" do seu reprodutor. O espaço disponível e as horas de gravação serão apresentadas na parte inferior do monitor.

7- Quando a gravação que pretende converter tiver terminado, clique no botão "Stop Recording". O clip vai aparecer na janela de gravação. Seleccione-o para voltar a reproduzir o clip no monitor do programa.

8- Para gravar programas de televisão, ligue o cabo da antena à entrada e seleccione "TV" como "Video Source", no menu "Device Control Tab". Clique em "Autoscan" e utilize os botões do painel para escolher o canal que pretende gravar.

9- Depois de gravar os clips para o seu disco rígido, pode juntá-los para criar um projecto de DVD. O WinDVD Creator inclui um simples, mas eficaz programa de edição, parecido com o Windows Movie Maker.

10- Arraste um clip para a caixa de cenas ou clique no botão "Timeline". Isto dá-lhe a possibilidade de editar clips, podendo arrastar os seus finais para a esquerda ou direita, eliminando assim qualquer filmagem indesejada.

11- A sequência de edição inclui muitos extras, como a inclusão de imagens, faixas de áudio ou a possibilidade de acrescentar transições entre os clips. Só terá de arrastar as transições para a zona intermédia entre os dois clips.


12- Este programa também inclui um editor de títulos. Escreva o seu título sobre o texto de origem e altere a fonte, o estilo e o tamanho, clicando sobre o botão "F". O clip "Title", que também pode ser editado, é acrescentado ao inicio da sequência.

13- Na secção "Author", crie um menu personalizado para os seus clips, podendo acrescentar música e imagens de fundo, utilizar uma temática definida ou alterar os ícones do menu.

14- Depois de ter completado a interface do seu DVD, está pronto para gravar o seu disco. Seleccione a opção "Make Movie" para aceder ao "Burning Wizard". Seguidamente, escolha o formato desejado e depois seleccione "PAL".
15- O próximo passo consiste em gravar o projecto directamente para o seu disco (que pode ser CD ou DVD) ou guardá-lo no disco rígido, bastando-lhe seleccionar a drive de destino. Clique em "Start" para iniciar o processo de gravação.
Fonte: PC Mais, nº37, Junho de 2005
eclesio, Mask, nfst e 1 outros agradeceram
Por Songotuga
Signature
#200341
Estou a tentar passar os meus desenhos animados em vhs para o pc. Já usei o VirtualDub e o Movavi Video Suite mas estou sempre com o mesmo problema, em apenas 10 minutos de video o ficheiro de video fica com 12GB agora imaginem se o video tiver 1 hora. Alguém consegue me ajudar com este problema? Existe algum programa que ao passar o vhs para computador, o ficheiro fique com umas dimensões aceitaveis?

O meu sistema operativo é o Windows Vista
Avatar do Utilizador
Por Bian_Fu
Posts Signature Avatar
#201162
Deves estar a gravar o ficheiro sem compressão.
Que codecs audio/vídeo escolheste no virtualdub para fazer o VHS -> PC?

Certíssimo. Os que são como o L ou Sanji são os lí[…]

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]

Repórter Blues (Ep 52)

https://imgur.com/gallery/MaDkpdQ Informa[…]

Também gostaria muito de ter :open_mouth: