Por MagNatsu
Posts Signature Avatar
Obrigado.
Cumps.
Por Sekuiya
Signature Avatar
Tenho uma dúvida nesta secção.
As vírgulas devem ser usadas apenas para facilitar a compreensão do conteúdo do texto e não para cumprir regras gramaticais. Assim, são muitas vezes desnecessárias na divisão de legendas por poderem ser confundidas com pontos finais.
O mesmo se aplica ao uso do ponto e vírgula.
Poderias explicar melhor o que queres dizer com isto? Principalmente a parte do "não para cumprir regras gramaticais".
Dou um exemplo, neste caso "Ou então se (...)" deve-se colocar virgulas no "então" para ficar "Ou, então, se (...)" ou omite-se as virgulas?
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
É mesmo só no fim da linha. Há frases que ficam divididas em 2, 3 ou 4 linhas. E é desnecessário colocar vírgula no fim de todas as linhas. Sendo preferível omitir e usar apenas se necessário.

Cumps
Por Taikumavpr
Posts Signature
"As reticências são usadas para indicar uma pausa, uma omissão ou uma interrupção no curso do pensamento, msa o seu uso não deve ser exagerado.
Para indicar hesitação no meio de uma frase, as reticências devem ser escritas sem espaços antes e depois delas:"

É isto que está na OmniSubs, o melhor grupo de traduções pt segundo o Leinad, o que me deixa na dúvida entre a vossa e a regra deles. Vi também que o tutorial é extremamente parecido.
Por taiko
Posts Signature Avatar
Eu acho que o que está correcto é o que está aqui. Ou seja, não deve ter espaço antes. Mas depois pode e deve ter espaço. Mas pronto, digo eu, porque eu também nunca fui lá muito bom com essas regras de português lol. Mas tenho quase a certeza. Pelo menos é sempre assim que faço...
Por DarkAnimatic
Posts Avatar
eu acho que antes nao deve ter mas depois deve ^^'
Por uzumaki10
Posts Avatar
As reticências funcionam como qualquer outro tipo de sinal de pontuação.
Quando usamos uma vírgula, não fazemos "Olá , Derp !" mas sim "Olá, Derp!" ou seja, está sempre junto à palavra e não separado. O mesmo não acontece se virmos deste prisma: após uma vírgula ou qualquer tipo de pontuação, damos um espaço. Não fazemos "Ontem vi os tios,pais,avós e primos do Derp" mas sim "Ontem vi os tios, [AQUI ESTÁ O ESPAÇO, APÓS O SINAL DE PONTUAÇÃO] pais, avós e primos".

Resumindo com exemplos...
Forma correta:

Doravante, eu serei...
... o Deus do novo mundo.

Forma errada:

Doravante, eu serei...
...o Deus do novo mundo.

Sei que ficou um pouco confuso, mas é do sono, que acabei de acordar. Espero, pelo menos, ter dissipado as dúvidas.
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Apesar da forma do Uzumaki ser a + correcta, não é que a outra esteja errada. Cada empresa tem os seus métodos de trabalho e têm as suas próprias normas.
O Tutorial que aqui está como se vê nos créditos, foi elaborado por certos utilizadores e claro modificado ao longo do tempo. Daí que este está ligeiramente diferente que o que está presente na omnisubs. Mas não são regras absolutas. A questão é que, se não existirem normas definidas, cada legenda iria ter a sua própria norma, o que iria ser claramente mais confuso para o utilizador e claro, numa equipa, se 1 membro tem a sua norma e outro tivesse a sua, iriam estar sempre a alterar para o que achariam mais correcto.

Daí que tudo o que está aqui descrito são as formas mais correctas de se trabalhar, e/ou que possibilitam uma leitura melhor da legenda, e simplifica o trabalho óbvio. Visto que toda uma comunidade equipa se vão reger pelas mesmas normas. (Daí que se chama normas e não regras)

Cumps
Por uzumaki10
Posts Avatar
Leinad4Mind :Apesar da forma do Uzumaki ser a + correcta, não é que a outra esteja errada. Cada empresa tem os seus métodos de trabalho e têm as suas próprias normas.
O Tutorial que aqui está como se vê nos créditos, foi elaborado por certos utilizadores e claro modificado ao longo do tempo. Daí que este está ligeiramente diferente que o que está presente na omnisubs. Mas não são regras absolutas. A questão é que, se não existirem normas definidas, cada legenda iria ter a sua própria norma, o que iria ser claramente mais confuso para o utilizador e claro, numa equipa, se 1 membro tem a sua norma e outro tivesse a sua, iriam estar sempre a alterar para o que achariam mais correcto.

Daí que tudo o que está aqui descrito são as formas mais correctas de se trabalhar, e/ou que possibilitam uma leitura melhor da legenda, e simplifica o trabalho óbvio. Visto que toda uma comunidade equipa se vão reger pelas mesmas normas. (Daí que se chama normas e não regras)

Cumps
Não concordo, Leinad. As reticências são como outro sinal de pontuação qualquer e necessitam de espaçamento após a sua utilização.
Portanto, neste caso, este tutorial está correto e o da Omnisubs está errado, neste aspeto.
Por Taikumavpr
Posts Signature
Bem, vou usar sempre o do espaço depois das reticências. No entanto, já vi na tv legendas sem espaço depois das reticências. Obrigado.
Por Leinad4Mind
Posts Signature Avatar
Claro que já, como disse, há empresas que usam esse método. Por mais que seja incorrecto como o uzumaki diz, e a minha opinião pode ser até a mesma, mas não inválida o facto de profissionalmente usarem. E os profissionais podem também errar. Tb são humanos. :^^:
Por Taikumavpr
Posts Signature
Leinad4Mind :E os profissionais podem também errar. Tb são humanos. :^^:
Imagem
xD
Por Jake
Fantástico!

Parabéns pela iniciativa. Gosto muito dos seus tópicos, aprendi muita coisa...

É admirável o fato de você compartilhar seu conhecimento ao invés de mantê-lo para si próprio. Hoje em dia, poucos seres humanos têm essa virtude.

Muito obrigado. :ala:
Por MagNatsu
Posts Signature Avatar
"Nota: Aproveito para fazer um aparte que tem a ver com um erro que é muito comum ver-se nas legendas. Trata-se da utilização indevida da vírgula (,) antes da partícula conjuntiva "e". Nunca se deve colocar uma vírgula numa frase que declara uma lista de dois ou mais objectos ou situações antes do "e" que termina essa mesma lista."

Neste caso, por exemplo, é obrigatória:
"Eu gosto de morangos, bananas, principalmente das amarelas, e figos"
Por Paka
Posts Avatar
Mas isso é porque metes um modificador apositivo (penso que é assim que se chama) no meio da oração conjuntiva.
nunca ouvi falar disso, mas acho que aquilo é o aposto
Por MagNatsu
Posts Signature Avatar
Sim, é um modificador apositivo, que pode aparecer em forma de oração relativa explicativa (nao vou dizer o nome todo) ou não.

Mas se for mesmo enumeração, nao se pode mesmo por virgula.

DarkAnimatic, já não existe aposto.
eu este ano ainda utilizei o aposto. deve ter sido por causa dos exames
Por Paka
Posts Avatar
O aposto é o modificador apositivo agora, por isso é que estava na dúvida quanto ao nome. Obrigado, Mag, por esclareceres ;)
ai jesus que eu este ano vou ter zero na parte da gramática ^^'

A mim? E posso saber porquê?

Re up por favor. Obrigado

[Convívio] Apresenta-te Aqui!

AYOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :stuck_[…]

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu