Página 1 de 1

[Encode] O pouco que sei (RiCON)

Enviado: 12 mar 2016, 18:42
por RiCON
Imagem
1 - Porque é que está o tópico bloqueado?
Já sei que vai haver aqui pessoal a dizer isto e aquilo sobre o tópico, porque não é desta maneira que se faz é doutra etc... A essas pessoas tenho a dizer que se acharem que está mal, é favor explicarem o porquê de estar mal e de indicarem soluções credíveis e fundamentadas. Não é chegar aqui, mandar uma boca e depois ir embora só para se fazer de grande.
Um pouco difícil fazer isso, sequer, quando bloqueias o tópico, Einstein (ups, ver final).

2 - Na parte Ripar um DVD, passo 2, tens o DVDDecrypter a extrair chapters IfoEdit. Porquê? O único formato que mkvmerge lê, fora XML, é OGG. Pode ser extraído depois, do .ifo, com ChapterXtractor, mas o resultado é exactamente igual ao do DVDDecrypter, pelos meus rips.

3 - Passo 3, esqueceste-te de dizer que alguns DVDs de séries costumam ter os episódios separados por PGC. Ou seja, para ser mais fácil separar os episódios, basta seleccionar um PGC de cada vez:
Imagem

E trabalhar num de cada vez.

4 - Passo 4, opcionalmente, não é preciso. O DGIndex já faz isso, se for preciso. É capaz de ser igual. Já não me lembro da última vez que demuxei com o DVDDecrypter.

5 - Criar um D2V. É muito mau hábito não usar o DGIndex, até porque costuma dar jeito ver as informações que este dá para decidir o que fazer com o vídeo.
Imagem

Cenas importantes que podemos não saber pelo MeGUI:
- Aspect Ratio: Para vídeo 4:3 não importa, mas 16:9 sim, porque o vídeo 16:9 costuma estar guardado anamorficamente e nem sempre é a olhar para o vídeo que se vê logo que é 16:9 ou 2.35:1;
- Frame Rate: Nunca abri um DVD VFR, por isso não sei onde dá para ver isso ao certo, mas duvido que o MeGUI consiga ver;
- Frame Type, Field Order: Dados muito importantes no caso do vídeo estar interlaced. O Frame Type diz se o vídeo é n% Film ou Interlaced ou Progressive. Não se deve confiar 100% neste valor, até porque há vários tipos de interlaced, mas dá jeito. Field Order diz, como o nome transparece, qual o primeiro campo que é mostrado, num vídeo interlaced. Não é muito importante, porque se for usado o valor errado, é óbvio o suficiente o estrago que faz.

6 - Crop, Resize e Desenterlaçamento, passo 1. Podem perfeitamente fazer crop no MeGUI, mas também o podem fazer no AvsP.
Um erro na tua lógica de cropping é que não fazes cropping mod16 (os encoders mpeg são bastante mais eficientes se o fizeres mod16), mas, ainda por cima, depois:
Agora no reside têm duas opções. Ou colocam sempre a resolução do DVD e depois no MKVmerge solucionam o problema do DAR colocando 4:3 ou 16:9 conforme a source, ou então colocam logo uma resolução de 16:9 e 4:3. Eu prefiro manter a resolução do DVD e depois ajustar isto no mkvmerge. Foi o que eu fiz como podem ver na imagem anterior onde eu coloquei 720x480.
Cortas 14 pixels de bordas horizontais e depois fazes resize? Wtf? Tens noção que estás a tirar detalhe ao vídeo a fazer resize, sequer? Ainda por cima upscale? A única situação onde podes fazer resize é quando não queres guardar o vídeo anamórfico e aí já guardas 4:3 ou 16:9 ou 2.35:1. Não tem lógica nenhuma, man.
Agora iremos utilizar o Megui para nos ajudar a desenterlaçar o vídeo, mas cuidado porque nem sempre resulta, por vezes o Megui não indica a melhor solução de desenterlaçamento.
Devia estar a bold.
Tópico bloqueado até que eu finalize isto
Só agora é que li. Oh well.