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#129235
Para complementar o Como Fazer Karaoke em LUA (Completo), trago uma novidade para alguns de vocês (Ou quiçá todos LOL): VSFilterMod.
Não falo da versão 2.39 que se usa actualmente, mas sim de um outro MOD.

Para fazer download basta aceder aqui: Versão x86Versão x64.

Site Oficial: https://code.google.com/p/vsfiltermod/

Este Plugin traz muitas novas expressões (tags), que vou detalhar em baixo. São muito interessantes.

NOTA MUITO IMPORTANTE: Não usem estas expressões para softsub! Apenas para hardsub!
Isto é somente uma ferramenta para criar efeitos de karaoke.



Escala: fsc(valor)
\fsc<scale>
Idêntico ao conhecido \fscxy(). Irá aumentar o tamanho da fonte tanto em x como em y. Pode ser animado por \t.

Imagem
Ex: \fsc200 — O texto fica com o dobro do tamanho.


Deslocamento: fsvp(valor)
\fsvp<leading>
Altera a posição do texto. Faz com que suba ou desça. Ao ser animado por \t será possível meter a vibrar verticalmente.

Imagem
Ex: {\r\fsvp0}\fsvp0{\r\fsvp10}\fsvp10{\r\fsvp-10}\fsvp-10 ou {\r\fsvp10}\fsvp10{\r\frz10}\frz10{\r\fsvp0}\fsvp0{\r\fsvp-10}\fsvp-10


Inclinação da Base: frs(valor)
\frs<angle>
Altera a posição do carácter. O tamanho da rotação dependerá tanto do estilo com da expressão \an ou \a. Também é animado por \t.

Imagem
Ex: {\frs90\frz-90}\frs90\frz-90 ou {\frs45\frz-45\fsp5}\frs45\frz-45\fsp5


Coordenada Z: z(valor)
\z<arg>
Fixa um ponto no eixo dos Z. O seu uso faz mais sentido e nota-se mais usando \frx e \fry. Animado por \t.

Imagem
Ex: {\z100\t(\z0\frx360)}a ou {\z100\t(\z0\fry360)}a


Distorção: distort(v1, v2, v3, v4, v5, v6)
\distort(u1,v1,u2,v2,u3,v3)
Distorce o texto pelos pontos das suas esquinas. Animado por \t.

Imagem



Imagem
Ex: {\distort(1,0,1.2,1,-0.2,1)}\distort(1,0,1.2,1,-0.2,1) ou {\distort(1,-0.3,1,1.3,0,1)}\distort(1,-0.3,1,1.3,0,1) ou {\distort(1,0,1.1,1,0.1,1)}\distort(1,0,1.1,1,0.1,1)


Limite da deformação: rnd(valor) - rndx(valor) - rndy(valor) - rndz(valor)
\rnd<arg>
\rndx<arg>
\rndy<arg>
\rndz<arg>
Deforma as bordas com valores aleatórios entre (-arg,arg). Animado por \t.

Imagem
Ex: {\r\rnd1}\rnd1{\r\rndx1}\rndx1{\r\rndy1}\rndy1{\r\rndz1}\rndz1\N{\r\rnd3}\rnd3{\r\rndx3}\rndx3{\r\rndy3}\rndy3{\r\rndz3}\rndz3\N{\r\rnd5}\rnd5{\r\rndx5}\rndx5{\r\rndy5}
\rndy5{\r\rndz5}\rndz5\N{\r\rnd10}\rnd10{\r\rndx10}\rndx10{\r\rndy10}\rndy10{\r\rndz10}\rndz10\N{\r\rnd15}\rnd15{\r\rndx15}\rndx15{\r\rndy15}\rndy15{\r\rndz15}\rndz15



Gradientes: vc(tipo, color1, color2, color3, color4) – va(tipo, alfa1, alfa2, alfa3, alfa4)
\$vc(left-top-color,right-top-color,left-bottom-color,right-bottom-color)
\$va(left-top-transparency,right-top-transparency,left-bottom-transparency,right-bottom-transparency)

Imagem

Imagem

Cria gradientes de cor ou transparência. É um efeito bastante pesado. Pode-se animar com \t.
As cores usam-se em formato HTML, embora se usarem o .lua leinadcollection, aí já são as cores em formato .ass
(Esse .lua converte automaticamente para html).

Imagem
Ex: {\r\1vc(00FFFF,FFFF00,FF00FF,000000)}\1vc(00FFFF,FFFF00,FF00FF,000000)\N{\r\1vc(00FFFF,000000,00FFFF,000000)}\1vc(00FFFF,000000,00FFFF,000000)\N
{\r\1vc(FFFFFF,FFFFFF,000000,000000)}\1vc(FFFFFF,FFFFFF,000000,000000)\N{\r\1vc(0000FF,000000,000000,0000FF)}\1vc(0000FF,000000,000000,0000FF)\N
{\r\3va(FF,FF,00,00)}\3va(FF,FF,00,00)\N{\r\3va(FF,00,FF,00)}\3va(FF,00,FF,00)



Imagem por vez do preenchimento normal de cor: img(tipo, imagem, [xoff, yoff])
\$img(path_to_png_file[,xoffset,yoffset])
Substitui o interior do texto por uma textura. Essa textura terá de ser .png e estar em 24 ou 32 bits, com ou sem canal alfa.
Xoff e Yoff são animados com \t.

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Imagem
Ex: {\3vc(&HFF00FF&,&HFFFF00&,&H00FFFF&,&HFFFFFF&)\1img(D:/as.png,0,0)\pos(300,250)\bord10\p1}m -150 0 b -150 -80 -80 -150 0 -150 80 -150 150 -80 150 -1 150 80 80 150 4 150 -80 150 -150 80 -150 0{\p0}


Movimento Polar: mover(x1, y1, x2, y2, ang1, ang2, rad1, rad2,[ti, tf])
\mover(x1,y1,x2,y2,angle1,angle2,radius1,radius2[,t1,t2])
É similar ao \move, mas com a possibilidade de fazer trajectórias circulares, ovais e espirais.

Imagem
Ex:
\mover(10,10,60,60,0,0,0,0) — equivalente a \move(10,10,60,60).
\mover(0,0,0,0,-90,0,150,150) — Move-se para o canto esquerdo do vídeo fazendo um arco circular (-90,0) com raio de 150px.



Movimento Spline: moves3(x1, y1, x2, y2, x3, y3, [ti, tf]) - moves4(x1, y1, x2, y2, x3, y3, x4, y4, [ti, tf])
\moves3(x1,x2,x2,y2,x3,y3[,t1,t2])
\moves4(x1,x2,x2,y2,x3,y3,x4,y4[,t1,t2])
Movimentos em forma de curva de Bezier cúbica ou bicúbica.

Imagem


Tremer: jitter(var1, var2, var3, var4, dur,[seed])
\jitter(left,right,up,down,period[,seed])
Irá criar um efeito de tremura. A tempo dependerá da duração que usarmos, terá de ser em ms. E pode ser animado por \t.
Imagem


Movimento de vector clip: movevc(x1, y1, [x2, y2, [t1, t2]])
\movevc(x1,y1)
\movevc(x1,y1,x2,y2[,t1,t2])
Serve para mover vectores. Usa-se da mesma forma que o \move.


Para fazer com que estas expressões funcionem no Aegisub, terá de ser necessário colocar o DLL na pasta CRSI (Caso não exista tal pasta, o seu vsfilter-aegisub32.dll deverá estar no root do aegisub, e aí teria de apagar esse e renomear o vsfiltermod.dll para o que se vai apagar). De seguida abre-se o Aegisub e terá de se ir a Opções > Vídeo > Fornecedor de Legendas > crsi/vsfiltermod_textsub. Clicamos em aplicar, fecha-se e abre-se de novo o Aegisub. Desta forma será possível usar estas novas expressões.

Avisynth: Para os "encoders", basta meter o DLL na pasta dos plugins de Avisynth e em vez de escrever TextSub() passa a ser TextSubMod()

DirectShow: Caso queiram usar este VSFilter nos players, ao ver alguma legenda em softsub, terão de apagar o registo do VSFilter instalado, para depois instalar este.
Para isso, basta executar: "regsvr32 /u C:\Caminho\do\VSFilter.dll" (Nota que terão de meter o Caminho) e depois basta nesse caminho colocar o VSFilterMod.dll, e executar "regsvr32 /u C:\Caminho\do\VSFilterMod.dll".


Espero que vos seja útil! :godfather:

É proibida a partilha deste tutorial para com terceiros sem a minha autorização.
Rmika, NintendoDark, Jambe e 3 outros agradeceram
#129256
Um karaoke de exemplo com tudo o que ensinaste seria o Karaoke Derradeiro, para conciliar todos os teus ensinamentos.
#129258
Uma leitura nos tutoriais não sabias o bem que te fazia. Até porque... tenho lá um exemplo de um karaoke. :godfather:
#129262
Não é necessário. As linhas de exemplo já estão partilhadas. ;)
#129373
Taikumavpr :Fogo, só queria rebentar com o meu pc.
Queres arrebentar o teu pc?
Faz um efeito com curvas de Bezier todas brilhantes com particulas a voarem e depois aplica o efeito.
Ou entao mesmo podes o arrebentar da maneira mais tradicional xDDD

Bom tut Leinad ^^
#129379
Muito bom... continua assim:)
#129381
Mesmo bom o tutorial, algumas coisas (a maior parte delas) nem sabia xDD

Thanks :D
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Por has
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#129476
Agora a ver se alguém se interessa pela temática e consegue dar algum contributo... São paneleirices que, a serem bem feitas, dão logo outro aspecto aos projectos que vão sendo feitos.
Bom tutorial, gosto e sempre defendi esta ideia de partilhar informação e conhecimentos com os outros para que assim seja mais fácil haver mais pessoas a fazer bons trabalhos.
Cumprimentos.
#129485
Taikumavpr :Mas o karaoke nem é assim tão importante e é dispensável.
Há quem goste.
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Por has
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#129488
Taikumavpr :Mas o karaoke nem é assim tão importante e é dispensável.
Concordo a 110% contigo... É perfeitamente dispensável, mas quando são bem feitos acho que acrescentam sempre "qualquer coisa".
Mas prefiro uma boa tradução acima de tudo.
Cumps.
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Por taiko
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#129500
Hm... eu nunca ligo nada a isso. Aliás, é raro ver as openings e mesmo quando as vejo não ligo nenhum a karaokes. :dontknow:
#129502
eu só vejo as openings na tv e é porque não dá para passar à frente, senão não via
#129546
Eu também não vejo sempre as openings, vejo a 1ª e 2ª vez normalmente, mas tendo um bom karaoke bem feito e a combinar com o anime gosto bastante de ver, já vi karaokes em que fiquei mesmo :drool: , mas não considero uma coisa essencial, primeiro estão as legendas/vídeo/timing, o karaoke é um acréscimo que se bem feito aumenta uns pontinhos no valor final do trabalho.
#129576
Se não fosse pelos karaokes não tinha começado a ver animes, e muito menos me metido em fansubbing :rofl:
Pessoalmente acho fulcral para uma release ser considerada "completa". Mas uma coisa é ter karaoke outra é ter efeitos. E efeitos, esses sim, são dispensáveis. E se foram bem feitos então sim, trazem o acréscimo que falaram.

Just my 2 cents. :P
#129577
Acho que para uma release ser considerada completa devia ter pelo menos o OP e ED traduzido, só, porque o coise mesmo das fansubs é trazer o anime para tal língua e karaokes continuam em japonês, se é que me entendem.
#129584
Obviamente. E quando se fala em karaoke fala-se em tudo. Tanto romaji como tradução. Embora seja aceite ter apenas a tradução com ou sem efeito e não ter o romaji. Já o inverso (ter romaji e não ter tradução) seria inaceitável.

Mas ver uma release sem karaoke... Foi coisa que nunca vi. XD E não tenciono ver.
Gosto mesmo de ver e cantar (desafinar) a op e ed senão ia ver séries TV lool

A mim? E posso saber porquê?

Re up por favor. Obrigado

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