O kSub é uma ferramenta que na sua essência substitui um Player de vídeo e um editor de texto, foi desenvolvido para facilitar os controlos de qualidade (QC ou CQ) de uma fansub.

Já conheço a ferramenta há algum tempo, mais de um ano, mas apenas agora se encontra no ponto para ser usada por fansubs portuguesas.
Tive também de arregaçar as mangas e ajudar o desenvolvedor a corrigir alguns Bugs, e optei também por a traduzir para Português.
Agradeço também ao MagNatsu pela ajuda que deu a encontrar bugs e a ajudar-me a decidir que termos usar em algumas situações.
Dia 7 deste mês saiu a versão oficial (com a língua portuguesa incluída) e está já muito óptima para ser usada. Daí eu a partilhar. :^^:

O único bug encontrado nesta versão é que o programa congela se tentarmos fechar a janela com o vídeo em pausa. Mas ele faz auto-backups em todo caso. Portanto se se depararem com o problema, já estão a par que nós também estamos a par e que vai ser corrigido.
E facilita imenso o processo de criação de CQs.

Criei também atalhos novos e "Tipos de Problemas" adaptado ao nosso fansubbing. Se preferirem os atalhos da língua inglesa ou outros podem usá-los, visto que dá para alterar. Inclusive os "Tipos de Problemas". Mas creio que os que coloquei sejam os suficientes. :happy:

Espero que gostem da ferramenta e que facilite a vida aos fansubbers para que percam menos tempo nos projectos e tenham mais tempo para vocês mesmos. :tongue:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Jambe, terechan, Xykko e 2 outros agradeceram
Já me aconselharam a usar isto, mas não gostei de uma coisa. Normalmente quando faço CQ gosto de ser preciso nos tempos que ponho... tipo:

00:31 - Falta reticências.

Gosto de por o tempo no exato momento em que a legenda aparece, para facilitar o trabalho a quem vai analisar o CQ. Abro as legendas e confirmo quando começa a linha que quero corrigir no CQ. No entanto, e pelo que percebi quando usei, se pararmos para escrever algum comentário no kSub, o programa não deteta o exato momento em que começa a legenda, estou certo?
Beel-sama :Já me aconselharam a usar isto, mas não gostei de uma coisa. Normalmente quando faço CQ gosto de ser preciso nos tempos que ponho... tipo:

00:31 - Falta reticências.

Gosto de por o tempo no exato momento em que a legenda aparece, para facilitar o trabalho a quem vai analisar o CQ. Abro as legendas e confirmo quando começa a linha que quero corrigir no CQ. No entanto, e pelo que percebi quando usei, se pararmos para escrever algum comentário no kSub, o programa não deteta o exato momento em que começa a legenda, estou certo?
Errado. Quando te deparas com um erro clicas em Ctrl+Z para abrir a janela de Tipos de Erro e automaticamente o vídeo pausa. Fazes a escolha que achas mais correcta (Problema de Pontuação, no caso referido), escreves o que tens a escrever, "Falta reticências.". E é só. Depois podes clicar em Ctrl+A para voltar a reproduzir o vídeo.

Se depois de fazeres reproduzir, as próximas linhas tiverem o mesmo problema, basta clicares em Ctrl+X. Serve tanto para indicar um intervalo de tempo como para indicar um máximo de 2 tempos distintos.

:godfather:
Mas parece-me que tenho razão. Ainda agora fiz o que disseste, abri a janela de tipos de erro depois de já estar a legenda no ecrã há alguns segundos e no CQ aparece o tempo do momento em que abri a tal janela.
É claro que o tempo é de quando clicas em Ctrl+Z. Até podes clicar em Ctrl+A para pausar o vídeo em cada legenda que encontres para leres com tempo e atenção. Ele não vai adivinhar e meter o tempo automaticamente.
E quem vai corrigir o CQ, só precisa de ter uma ideia do tempo. Falhar até 5s que seja não importa. Com a restante informação do erro, é de caras qual a linha. Agora claro, convém fazer pausa com a legenda à vista... senão retrocede-se e clica-se em Ctrl+Z.

Mas percebo o teu ponto de vista... Para isso o programa teria de ler o .ass e escolher o tempo mais próximo, não querendo dizer que esse fosse o tempo que desejássemos ter... mas normalmente sim... Se bem que isso poderia originar diversos problemas em .mkv com mais que uma legenda em que tivessem tempos diferentes.

Seja como for, a próxima versão irá mostrar numa tab na parte do editor de texto a legenda incluída.
Só depois acredito que o desenvolvedor poderá pensar em incluir o que falas.

Mas não vejo como uma necessidade.
Sem dúvida que o programa dá muito jeito. E sim, com uma aproximação de 5s dá bem para ver a que linha da legenda se refere o erro reportado no CQ.
Seja como for, partilhei a ideia com o desenvolvedor, e dei mais outra ideia, além de aparecer o tempo correcto do .ass, existir tb uma escolha nas configurações, para que se possa escolher para aparecer antes o número da linha do problema. E dessa forma seria ainda mais fácil ir à linha em questão no aegisub. Se parasses no fim do tempo de uma linha com 5s, ou mesmo depois dela ter acabado de sair do ecrã, ele ia procurar a linha mais próxima e meter o número da linha desse problema.

Agora resta esperar que ele consiga tal proeza. :eheh:
Good guy leinad, a ajudar o rapaz.
Há algum requisito especial para usar esta ferramenta?
Vou experimentar num próximo cq.
Muito bom, Leinad! Apesar de já começar o software, com a tradução portuguesa fica muito melhor, obrigado! ;)
Bian_Fu :Há algum requisito especial para usar esta ferramenta?
Vou experimentar num próximo cq.
É aconselhado codecs como CCCP ou Kawai. Visto que faz uso de alguns filtros.
Não funciona no XP. Embora haja versões antigas que suportem, como a 2.2.3.0 que era bem completa, mais que a actual, mas não corria vídeos em 10bits.

E tem cm requisito o .NET Framework 4.0, que todos windows 7 creio trazem por defeito.
Está porreiro e fácil de usar, mas é pena que ainda empanque várias vezes.
Leinad4Mind » 12 Set 2013, 19:56 :
Não funciona no XP. Embora haja versões antigas que suportem, como a 2.2.3.0 que era bem completa...
Onde posso encontrar essa versão?
Bian_Fu » Ontem, 23:59 :
Leinad4Mind » 12 Set 2013, 19:56 :
Não funciona no XP. Embora haja versões antigas que suportem, como a 2.2.3.0 que era bem completa...
Onde posso encontrar essa versão?
http://dakoworks.ath.cx/bin/ksub/Vorher ... ET_2.0.exe
borllock :Tá para sair alguma versão nova?
Nesta versão não consigo continuar um cq se o deixar a meio
Duvido. Já faz um ano que não sai nenhuma versão.
Quanto ao teu problema, já tentas utilizar uma versão mais antiga?
Não experimentei, mas uma versão mais antiga deve de ter outros problemas provavelmente.
A ferramenta até que dá jeito, pena não a melhorarem mais um pouco.

Eish ó Morick, querem eliminar-te à força toda...

[Info] Jogos e Concursos

Nos que eu participava, não fazes tu

Pois, faz sentido o que estás a dizer.

Esta obra já passou oficialmente a bíblia no númer[…]