• Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
#24092
:noway:
Resolução de qualquer problema derivados de Codec's :smoke:
Introdução
Quando queremos assistir a vídeos sacados da Internet, deparamo-nos frequentemente com formatos que não são suportados pelo Windows Media Player ou pelo Player que utilizamos normalmente. E isso acontece porque o computador não tem o codec correspondente a esse formato.

Codec é a sigla para "codificador / descodificador", é o que possibilita o computador, para que este possa "ler" um determinado formato de vídeo, assim como "escrever/guardar" nesse mesmo formato.

Para resolver esse problema existem várias opções. A primeira delas é identificar qual é o codec que está em falta, fazer download dele na Internet e instalar manualmente. No entanto, esta opção costuma dar bastante trabalho, até porque pode não ser tão fácil identificar qual é o codec necessário. (Basicamente seria instalar o XviD, DivX, etc... tudo individualmente.)

Outra opção, mais simples, é instalar um "pacote" de codec's, de forma a prevenir a maioria, senão todas, dos problemas dos codec's que possam vir a ter. Esses pacotes instalam os codec's mais populares, deixando o seu computador pronto para ler sem problemas a grande maioria dos vídeos.

Uma boa alternativa, recomendada por muitos, é o k-lite codec pack, que vem em várias versões (lite, basic, full e mega). Mas, ele acaba sempre por instalar codec's redundantes, ou seja, mais de um codec para o mesmo tipo de ficheiro. Para alguns utilizadores (incluindo eu, por exemplo), esta não é uma boa opção! (Mais à frente farei uma comparação com o CCCP mais detalhada, um frente-a-frente :P).

Por isso, este tutorial será feito com base no CCCP. É um pacote bastante completo que resolve a maioria dos problemas, e não pesa nada no seu computador, seja ele qual for. Apenas para efeito de comparação: Enquanto que o K-Lite Mega tem 24.7MB, o mais recente CCCP tem apenas 9,4MB.
(Who cares? :whatlol: )
Imagem
Para instalar o CCCP em condições segue à risca os seguintes passos :ref: :

1. Desinstale os pack's (codec's) existentes
O primeiro passo é desinstalar qualquer tipo de codec's ou pack's que por ventura já possua. (Por exemplo: DivX, XviD, H264, fddshow, huffyuv, Matroska Pack, K-Lite Codec, Satsuki Decoder Pack, XP Codec Pack, Nimo Codec Pack, AC3 Filter... Etc... Excepto: Quicktime e Real Alternative.) Se tiver a certeza absoluta de que não tem nenhum codec instalado no seu computador, pode passar este passo a frente.

Faça download do CCCP Insurgent. Faça duplo-clique no executável e ele mostrará uma janela contendo os pacotes de codec's já instalados no seu computador. Como na figura em baixo:
Imagem
Vá até ao "Painel de Controlo" (Iniciar >> Painel de Controlo) e faça duplo-clique sobre "Adicionar ou Remover Programas".

Seleccione o(s) codec(s) instalado(s) e clique em "Remover". Confirme a desinstalação e clique em OK quando tiver terminado.
Imagem
Após a desinstalação dos codec's deve correr um programa para limpar o registo, como o Registry Mechanic ou Registry Booster.
Basta fazer download do mininova, meter a crack, correr e limpar os erros de registo.
Este passo é um quanto essencial para prevenir, possíveis, problemas.

ATENÇÃO :angry: : Depois de limpar o registo reinicie o sistema. Deve mesmo reiniciar o seu computador antes de prosseguir para o passo seguinte.

2. Instale o CCCP

Após o sistema iniciar, devido ao reiniciar do sistema, instale o CCCP. A instalação é bem simples. Faça download do CCCP AQUI e faça duplo-clique sobre o executável.
Pressione "Next" duas vezes e, na terceira janela, seleccione a opção "Full Installation".

Mas caso escolha "No players", isso apenas evitará que o CCCP instale também um player de vídeo. Basicamente tanto faz escolher o "Full Installation" ou o "No Players", o "No Players" só é recomendável caso já tenha um player instalado da sua preferência (Como o GOM Player, BSPlayer, Windows Media Player, ou até mesmo MediaPlayerClassic instalado manualmente... ou outro).

Pessoalmente recomendo vivamente o uso do MPC. Mas não mato quem não o faça :letsee: .
As imagens abaixo serão apenas para quem escolheu "No players", visto as definições serem mais personalizadas.
Imagem
Imagem
Imagem

Depois, vá clicando em "Next", e caso tenha escolhido "Full instalation" certifique-se que em todas as janelas, todos os vistos estão colocados, tal como na 1º figura das seguintes. Caso escolheu "No players" meta tal qual como estão nas imagens abaixo desta 1º.
Imagem
Imagem
Imagem

Depois em "Install" e "Finish".
Imagem
Imagem

Mantenha as configurações como na imagem abaixo e clique em "Next". (Caso tenham sistema de áudio que não seja 2.0, podem escolher no "ffdshow audio settings" do vosso sistema. Pessoalmente, seja que sistema de áudio tenham, escolheria a "Dolby Prologic II".)
Imagem
Caso o vosso computador não suporte 720p ou 1080p com facilidade, ou por ele se arrastar ao ler tais vídeos, visto ser um pouco antigo o computador. Digamos um sistema abaixo de um AMD 4000+ com 4Gb de RAM. Aconselho a activar o LAV como mostra a figura abaixo.
Imagem

Caso tenha instalado em "Full Installation", e queira usar o MPC, escolha em todos os "File Association" o MediaPlayer Classic. Se tiver instalado em "No Player", fica sem escolher o player.
Imagem

Finalmente está pronto! Agora o seu computador deve estar pronto para assistir a praticamente todos os formatos de vídeo e áudio. :nica:

NOTA: O CCCP não instala codec's para o Real Media (.rmvb) nem para o QuickTime (.mov, .3gp). Apesar destes formatos não serem muito vulgares (excepto no Brasil, no caso do Real Media), é possível que precise de um destes codec's para um ou outro vídeo específico. Nesse caso, consulte as instruções contidas aqui.



Acho que neste momento já devem de saber que apenas existe apenas 1 codec pack que não dá problemas de compatibilidades e lê TUDO o que lhe aparece à frente! É óbvio que é o CCCP! Porque só ele te garante 100% de compatibilidade.

E para quem pensa usar outros codec's ou players leiam o seguinte:

BSPlayer não presta. :mad:
VLC nem é muito mau. Mas não use VLC para material que contenha legendas softsub. :noway:

Use o CCCP com um dos seus players (zoomplayer e/ou mpc). :sunglass:

Teste Softsub
Imagem
O CCCP usa o VSFilter.Para utilizadores Linux, aconselho a usarem SMplayer ou KMplayer. (Ou apenas, o simples Mplayer caso não goste de GUIs e goste de ir pela linha de comando xD.) Só sei que o SMplayer corre bem as legendas que eu tenho feito.
Sei também que o mplayer tem uma renderização de font feia, e que o smplayer tem uma melhor xD. E pelo que sei isso deve-se porque o SMPlayer tem a "libass library". (Embora o mplayer também possa ter o libass, é preciso configurá-la, e quem não sabe fica sem ela a funcionar ^^)

Mas como Linux não é a minha área, não me vou estender muito mais do que isto.

Para utilizadores MAC, recomendo APENAS MPlayer OSX Extended



CCCP VS K-LITE! :power:


Quando é executado um vídeo via DirectShow (Isto em players comuns, como o ZoomPlayer, o Media Player Classic, ou até BSPlayer ou Windows Media Player) o DirectShow tenta construir um "diagrama" contendo todos os filtros necessários para descodificar o vídeo.
A primeira coisa que ele procura é um Splitter, por outras palavras, um filtro capaz de ler o ficheiro e dividi-lo na sua essência: vídeo, áudio e legenda, caso seja Softsub. Depois ele tenta encontrar codec's para cada ramo do diagrama, de modo a obter o vídeo e áudio em estado puro e, dessa forma, "brincar" nos renders.

Exemplo:
Imagem

Quando há mais do que um Splitter instalado (registado no registo do windows), o DirectShow testa primeiro o filtro com maior Prioridade, e existe um valor que define a sua prioridade na escolha. Se o resultado for satisfatório, ele continua a criar o diagrama.
No entanto, nem todos os filtros funcionam como deveriam (como tudo na informática ^^), certos filtros têm conflitos com certos ficheiros, ou até com outros filtros...

E foi a partir desse contexto que o CCCP foi criado: instalar o menor número possível de codec's de modo a evitar conflitos e garantir assim que o vídeo CORRA.
O Haali Media Splitter é sem dúvidas o Splitter mais versátil e funcional da actualidade, e é por isso, o único instalado no sistema;
O K-Lite também instala o Gabest Media Splitter que, além de implementar menos recursos da especificação do MKV e do MP4, também costuma falhar com alguns deles.
O ffdshow é capaz de correr praticamente todos os formatos de vídeo e áudio conhecidos pelo homem (com algumas importantes excepções, como o suporte ao WMV que, no entanto, é nativo do Windows, e por isso ninguém se importa em desenvolver xD ).
Ele (ffdshow), sozinho, é capaz de descodificar tudo. Agora vejam com atenção os OITO codec's de vídeo e os QUATRO codec's de áudio que o K-Lite instala ALÉM do ffdshow, sendo que pelo menos um deles (o CoreAVC) é Pago e é contra a lei distribuí-lo, enquanto que todos os codec's do ffdshow são livres!
O ffdshow também possui decoders VfW de vídeo (uma tecnologia antiga que deu origem ao DirectShow), úteis para quem quiser editar arquivos AVI no VirtualDub, por exemplo. O ffdshow substitui OITO dos ONZE codecs VfW que vem com o K-Lite, sendo que estes são totalmente inúteis para quem quer apenas assistir a animes, filmes ou séries tv!

Problemas comuns com que acontecem devido ao uso de outros codec's, ou instalações manuais "mal feitas".

Outras vantagens do CCCP sobre o K-Lite:
O CCCP instala os filtros numa pasta separada e própria (C:/Programas/Combined Community Codec Pack).
O K-Lite costuma guardar os filtros no C:/Windows/System/? E como sabem... só pode gerar confusão...
O CCCP conta com uma ferramenta de configuração extremamente simples e eficiente, que é capaz até de resolver problemas comuns;
A equipa do CCCP criou uma ferramenta de troubleshooting, o CCCP Insurgent, até criou um FAQ com os problemas mais comuns, tem um fórum para resolver dúvidas, um Wiki extenso com tudo o que quiserem saber sobre vídeo e um canal de IRC, com vários OPs dispostos a responder a questões.

[align=center]... :ala: CCCP WINS! :ala: ...[/align]



[align=center]Usar o CCCP Codec Pack com o Bsplayer :well:[/align][/b]

O ÚNICO player que é RECOMENDADO são: "Media Player Classic" e "Zoom Player", que já vêm com o CCCP.

Mas caso sejam casmurros e idiotas ao ponto de querer manter o Player que usam, e este ser o BSPlayer, aqui fica como o utilizar:

Se quiserem mesmo manter o BSPlayer, não instalem nenhum Player do CCCP.

Ou podem instalar, mas não os tornem predefinidos.

E sigam estas instruções (Apesar de eu aconselhar a instalação do Zoom Player ou MPC, por ser bom e compatível com este Pack):

1 - Abram o BSPlayer, preferências, ide a área de Vídeo e cliquem "Video rendering"
2 - Seleccionem "Use overlay Mode 2 (Overlay mixer)", isto se tiverem esta opção para escolher.
3 - Agora, ide para a área "Filter management" e seleccionem "Enable advanced graph building" e "Allow intermediate filters".
4 - Depois, ide para a área das legendas e seleccionem "Subtitles disabled".
5 - Cliquem em OK e Sair das preferências, de seguida façam "restart" ao BSPlayer.
E Já Está!!!
Imagem

Acrescento algumas dicas para os mais ousados, ou com PCs lentos, mesmo com o LAV:

Uso do CoreAVC para vídeos H264:
CoreAVC 2.0.0
Uso do XviD para vídeos nesse formato.
Última versão do XviD
Uso do DivX para quem pretende usá-lo para quando visualizar algo desse formato. De notar que o DivX H.264 é bastante leve em muitos sistemas. Por vezes o mais leve...
Última versão do DivX - A Free chega. (opcional)
Aconselha-se a instalação deste após o CCCP. Ideal para tratar do AC3. Normalmente as pessoas queixam-se do AC3 dar muito baixo. Com ele resolve-se esse problema facilmente.
Última versão do AC3Filter

Como Instalar CoreAVC? Simples:
Correr o executável, manter os 2 vistos no CUDA e tray icon, meter depois a serial, basta executarem o keygen.exe para saberem. Depois tirem o visto no Haali media splitter. E instalem.

Depois de terem esses todos instalados, podem ver o tutorial. :sunglass:

Actualizado a 15 de Novembro de 2012.

Tutoriais por Leinad4Mind! Copyright Material! :cheers:
Redelfy, buzzzz agradeceram
#24094
Muito bom!!! Acredito que isto facilitará a vida a muitas pessoas! Obrigado, @Leinad4Mind!
#42082
Existem links que estão bloqueados ou foram removidos.
É possivel postarem os links de novo?
Obrigada,
#42130
Quando comecei a usar o VLC deixe de me preocupar com a instalação dos codecs, mas isto é sempre melhor do que VLC ou qualquer outro AIO Media Player.
#42133
O VLC não é grande coisa...

O CCCP com o MPC é sem dúvida o melhor, mas eu uso o PotPlayer é do mesmo criador do KMPlayer.. e é muito bom..
Práticamente todas as semanas tem um nova actualização por isso está sempre a melhorar...
#42172
VLC está melhor do que estava há uns anos, mas Mplayer2 + SMplayer continua bastante melhor para quem não quer ou pode usar CCCP.
#82487
Eu não percebo porque é que tento ver um dvd (original) no pc, no MPC, e ele reproduz mas não dá imagem e dá o som aos soluços... :\
#82499
Ya, eu fiz isso logo a seguir. Mas está na mesma. Até experimentei outro dvd e dá igual. Mas com ficheiros de vídeo que tenho no pc já não faz isso... Não sei porquê... Eu lembro-me de já ter reproduzido antes filmes originais no MPC, que têm formato .vob, acho.
#82502
Pois, eu também experimentei mudar alguns e tal mas ficou na mesma... Não faço ideia do que seja. Mas hoje também já não me apetece tentar mais nada. Talvez amanhã tente mais algumas coisas, se tiver paciência lol.

EDIT: Bem, já experimentei também noutro pc e não consigo ver dvd's no MPC. Não percebo porquê... Qual é a melhor configuração de forma a isto dá (a ver se dá... lol).

16 -AVOS-DE-FINAL #5 Início: 00h00 07/0[…]

Repórter Blues (Ep 52)

https://imgur.com/gallery/MaDkpdQ Informa[…]

[Discussão] One Piece (Manga)

Eu leio na One Piece Ex, que para mim é o melhor s[…]

Também gostaria muito de ter :open_mouth: