Por blaze
Posts Signature Avatar
Imagem
Apresentação :As bandas desenhadas e as mangas vêm muitas das vezes no formato cbr.
Há duas maneiras de lermos os desenhos:
  • a) alteram a extensão .cbr para .zip e ficam com a pasta das imagens;
    b) usam um programa capaz de compilar as imagens.
Este formato é uma espécie de pasta zipada, por isso é que a troca de extensões resulta.
Eu prefiro usar um programa, assim não preciso de andar sempre a descompactar ficheiros; é mais prático e cómodo. Há vários, mas eu uso o CDisplay Ex.
A instalação é simples, só têm de ter cuidado com as toolbars que pede para instalar.
Após isso basta abrirem um ficheiro .cbr, a extensão fica logo associada.
Explicação :Um dos motivos que me leva a gostar tanto do programa é porque ele mostra a capa das bandas desenhadas ou das mangas como ícone do ficheiro:
Imagem
Só vai depender, claro, do tamanho que vocês colocam a vista dentro da pastas (miniaturas, mosaicos, ícones grandes, etc.)

O programa é super simples e tem nada que saber. Vou apenas salientar duas funcionalidades que acho importante.

[tab=30]Por padrão, os desenhos são vistos da largura do ecrã:
Imagem
[tab=30]Porém, por vezes (dependendo do que se esteja a ler) dá mais jeito ajustar a página ao ecrã, usando a opção na barra de ferramentas:
Imagem
[tab=30]E, também, podemos ver as páginas duas as duas, que é também uma opção muito útil, mesmo nas bandas desenhadas e mangas:
Imagem
Mesmo ao lado desta duas opções há ainda uma outra que nos permite ler em "modo japonês" que nos permite ler da direita para a esquerda.
Quem gostar de ver em ecrã completo basta fazer fn+11 para entrar/sair.
Download :Podem fazer o download do programa diretamente da página oficial: CDisplay Ex, apenas têm de escolher a arquitetura do vosso sistema operativo (que infelizmente só suporta Windows).
Segue-se uma pequena lista de programas alternativos:
Última edição por blaze em 16 ago 2015, 22:37, editado 1 vez no total.
This topic was moved by terechan on 16 ago 2015, 21:37.
nfst agradeceram

16 -AVOS-DE-FINAL #5 Início: 00h00 07/0[…]

Repórter Blues (Ep 52)

https://imgur.com/gallery/MaDkpdQ Informa[…]

[Discussão] One Piece (Manga)

Eu leio na One Piece Ex, que para mim é o melhor s[…]

Também gostaria muito de ter :open_mouth: