LeituraOcidental[Artigo] Onde está o Wally?

Where's Wally?
  • Avatar do Utilizador
Favoritos: 0
Visualizações: 240
#313209
Imagem
Onde está o Wally?

Vamos retiar do baú uma série de livros que deu cabo da retina de muito boa gente, os livros de Onde está o Wally? onde tínhamos que descobrir uma personagem no meio de um cenário que não ajudava nada a sermos bem sucedidos.

Where's Wally? (conhecido por cá como Onde está o Wally?) foi uma série de livros infantil / juvenil criada por um ilustrador Inglês chamado Martin Handford, que curiosamente era conhecido nos Estados Unidos como Waldo.

Criado em 1987, a personagem de Wally consiste num rapaz com óculos, camisola e gorro com riscas vermelhas e brancas, que nos seus livros aparecia nas mais variadas situações e cenários, onde o tínhamos que tentar encontrar. O problema é que por vezes eram colocadas várias coisas em tons vermelhos e brancos para atrapalhar a coisa toda. Para além de procurar o Wally existe também uma lista de objectos para os leitores procurarem.

A Editorial Presença lançou as edições que faziam algum sucesso nas festas de aniversário, onde se faziam concursos a tentar encontrar o Wally. O sucesso mundial foi tanto que a dada altura apareceu uma série de desenhos animados, banda desenhada e videojogos, tudo com histórias mais elaboradas obviamente e uma série de personagens como a sua amiga Wilma, o seu inimigo Odlaw (com roupa amarelas e pretas), um cão ou um feiticeiro de longa barba branca.

A série de animação britânico-americano-canadiana de 13 episódios foi produzida pela DiC Entertainment pelas mãos de Rowby Goren com base no livro "A Fantástica Viagem de Wally". Estreou no Canal 1 (Antiga RTP1) em 1992 com dobragem Portuguesa. Repetiu mais tarde no Canal Panda mas com outra dobragem. E foi lançada na sua totalidade em VHS nos anos 90 pela Prisvideo.

Embora a série tenha sido lançada há décadas, continua a ser popular nos dias de hoje e é adequada para todas as idades. É uma ótima forma de se divertir em família. Uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre diferentes culturas e lugares ao redor do mundo, enquanto também aprendem habilidades importantes, como a capacidade de procurar pistas e ter atenção aos detalhes, que os ajuda a ser mais pacientes.
Se nunca experimentaram, vale a pena darem uma olhadela. Encontrem o Wally em cada episódio e participem nas suas aventuras pelo mundo!



História

Wally viaja na companhia do seu cão Woof, por terras distantes, resolvendo curiosos mistérios. Com a ajuda de sua bengala mágica, Wally pode viajar através do espaço e do tempo ou até viajar para terras mágicas. Muitas vezes, enviado pelo amigo Barba Branca, Wally é perseguido por Estranha À Lei, que pretende apanhar a todo o custo a sua bengala mágica.



Genérico


Dobragem Portuguesa:

Estúdio: Somnorte (1992)
Direcção: Jorge Mota
Nota: Dobragem RTP

Personagens:
Wally - Jorge Mota
Estranha à Lei - Rui Oliveira
Barba Branca - João Paulo Seara Cardoso
Wenda - Zélia Santos
Woof - ?
Narrador - Jorge Paupério
Vozes Adicionais - Clara Nogueira
Tema de Abertura - Nuno Aragão

Estúdio: Nacional Filmes (200?)
Direcção: ?

Personagens:
Wally - Peter Michael



Excerto de um episódio




Produtos da Série

VHS

Distribuidora: Prisvideo
Ano: 1994
Conteúdo: 13 episódios (4 Volumes)
Estúdio: Somnorte
Imagem
Imagem

Livros (Os livros "Onde está o Wally?" são os produtos mais populares da franquia)

1. "Onde está o Wally?" [liv. azul claro]
Imagem

2. "E agora? Onde está o Wally?" [liv. vermelho]
Imagem

3. "A Fantástica Viagem de Wally"
Imagem
Imagem
4. "Onde está o Wally? O livro Mais divertido do mundo" [liv. onde predomina o vermelho. este é mais pequeno que os outros e não tem capa dura (contém autocolantes).]

5. "Wally em Hollywood"
Imagem

6. "Onde está o wally? Verdadeiramente fantástico!" [parecido com o livro 4, mas com base horizontal]

7. "Onde está o wally? Absolutamente espantoso!" [igual ao anterior, mas como aventuras diferentes]

- "Livro dos Prodígios" (O último da editora Terramar)

- "A Grande Exposição - O Regresso do Wally" (o primeiro da ASA Editores)

A ASA Editores relançou um "remake" dos 3 primeiros livros.
Dá para distinguir da primeira versão da Terramar, porque estão melhor desenhados e têm na capa uma bordadura em cinza:
Imagem
Imagem
Imagem

E mais recentemente a Editorial Presença relançou também os livros anteriores e outros mais:
Imagem
Imagem
Imagem

Caderneta de Cromos
Imagem

Jogos de Tabuleiro
Há vários jogos de tabuleiro inspirados em "Onde está o Wally?", que são óptimos de se jogar com amigos e familiares. Eles incluem o "Onde está o Wally? Jogo de Cartas" e o "Onde está o Wally? Jogo de Tabuleiro".


Quebra-Cabeças
Os quebra-cabeças "Onde está o Wally?" são outro produto popular. Apresentam cenas icónicas da franquia, como "Onde está o Wally? No Espaço Sideral" e "Onde está o Wally? Na Praia". Os quebra-cabeças variam em dificuldade, desde os mais simples com poucas peças até os mais desafiadores com centenas de peças.


Roupas e Acessórios
A franquia "Onde está o Wally?" também lançou vários produtos de vestuário e acessórios, como t-shirts, meias, gorros e mochilas. Esses itens apresentam o personagem Wally e as suas listras vermelhas e brancas.


Apps
Existem várias apps móveis baseadas em "Onde está o Wally?", que permitem jogar num smartphone. Alguns exemplos são "Onde está o Wally? No Espaço" e "Onde está o Wally? Na Floresta Encantada".


Informações obtidas através de diversos sites tais como "Ainda sou do tempo", "WikiDobragens" e muita pesquisa google e WebArchives de diversos blogs. Agradecimentos a todos os que contribuíram com os seus blogs.
Lich_King, aurathomas, Demo  e 1 outros  agradeceram

Cria uma conta ou inicia sessão para participares na discussão

Precisas de ter conta para responder

Criar uma conta

Não és membro ainda? Regista-te e une-te à melhor comunidade portuguesa de animação
Os membros podem criar os seus próprios tópicos e seguir tópicos de outros
Não tem custos e demora menos de um minuto

 Registe-se

Entrar na conta

Tópicos Semelhantes
Tópicos Estatísticas Última Mensagem
Leitura Ocidental [Artigo] Babar
por Leinad4Mind    - In: Artigos  »
0 Respostas 
90 Visualizações
por Leinad4Mind
[Convívio] Apresenta-te Aqui!

Boas, Gosto imenso do fórum por ter grande parte[…]

baixa de preço do balde de 10€ para 8€

apresentaçao

Chamo-me Antonio Marcelino. sou Leiria e tenho dua[…]

Séries que vou acompanhar: Dr. Stone: New World […]