LeituraOcidental[Artigo] Babar

Babar
  • Avatar do Utilizador
Favoritos: 0
Visualizações: 360
Avatar do Utilizador
Babar
by: Leinad4Mind
#313504
Imagem

Babar

Babar é uma personagem do livro infantil, L'Histoire de Babar, criada pelo escritor francês Jean de Brunhoff. A história do elefante Babar começa quando a sua mãe é morta por um caçador e Babar, ainda pequeno, foge da floresta para a cidade, onde é acolhido por uma senhora idosa. Ela ensina-lhe a falar, ler e escrever, e veste-o com roupas elegantes. Mais tarde regressa à sua casa na floresta, onde é coroado rei dos elefantes e começa a governar com sabedoria e bondade.

A história de Babar baseia-se nos contos que Cecile, esposa de Brunhoff, costumava contar aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. A história agradou-lhes tanto que a partilharam com o pai, que era artista e pintor.
Assim, Brunhoff escreveu um livro ilustrado para uso familiar, mas o seu irmão, Michel de Brunhoff, e o cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram-no em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de "L'Histoire de Babar le petit éléphant" (A História de Babar, o pequeno elefante) que se tornou um clássico da literatura infantil. Desde então, foram publicados muitos outros livros de Babar, escritos por Jean de Brunhoff e, mais tarde, pelo seu filho Laurent de Brunhoff.

Jean de Brunhoff publicou seis histórias antes de falecer, em 1937. O filho de Brunhoff, Laurent de Brunhoff, que, tal como o pai, era escritor e pintor, continuou a partir de 1946, com "Babar et Ce Coquin d'Arthur" e muitas outras.
Os livros de Babar foram um enorme sucesso, não só em França, mas também em todo o mundo. As histórias de Babar foram traduzidas para muitas línguas e inspiraram várias adaptações, incluindo séries de televisão e filmes.

E foi Laurent quem iniciou a primeira adaptação televisiva de Babar, uma produção franco-canadiana pela Nelvana Limited e pela The Clifford Ross Company em 1989. A animação foi um sucesso imediato e tornou-se um clássico da televisão infantil. Cada episódio é baseado num livro e apresenta Babar e os seus amigos, incluindo Celeste, Cornélios, Pom, Flora e Zéfir, em aventuras emocionantes e divertidas.

A animação de Babar apresenta temas importantes para as crianças, como amizade, família e valores morais, além de ensinar sobre a importância da leitura, da educação e do trabalho em equipa. Também apresenta muitas canções e músicas originais, que se tornaram populares entre as crianças.

Para além da série televisiva, Babar também inspirou vários filmes, peças de teatro e até parques temáticos. A personagem também se tornou um ícone da moda infantil, com muitos produtos licenciados de roupas, brinquedos e acessórios disponíveis para crianças.

Em resumo, Babar é uma personagem amada em todo o mundo, com uma história rica e uma boa legião de fãs. A sua mensagem de amor, tolerância e aceitação é atemporal e relevante para todas as gerações. Se ainda não o conheces , recomendo que pegues num dos livros e comeces a explorar o mundo mágico deste pequeno elefante.


Televisão Portuguesa

A série foi parte da programação animada recorrente dos dois canais da RTP durante a década de 90, tendo estado no ar desde a sua estreia em 1991 até finais da década. As três primeiras temporadas foram transmitidas no antigo Canal 1 em 1991 e dobradas nos estúdios Nacional Filmes, sob a direção de António Feio. Posteriormente, repetidas na SIC em 1993/1994, com a mesma dobragem.
Já a quarta e quinta temporada foram dobradas nos estúdios Somnorte e passaram no antigo canal TV2 também em 1991.

Em 2000 foi produzida uma nova temporada, a 6º e passou na SIC nesse mesmo ano, com dobragem feita nos estúdios Novaga.

Em 2007/2008, a série voltou a ser exibida na RTP2 (após uma breve passagem pela SIC), mas infelizmente com uma nova dobragem, bastante inferior à primeira. Essa nova dobragem foi feita nos estúdios da Nacional Filmes 2.


Genérico



Excerto 1º Episódio



Dobragem Portuguesa:
Estúdio: Nacional Filmes (T1-T3, 1991)
Direcção: António Feio

Personagens
Babar - Cristina Carvalhal (Criança, 1ª Voz) / Teresa Madruga - (Criança, 2ª Voz) / António Feio (Adulto)
Celeste - Claudia Cadima
Artur - Isabel Ribas (Criança) / Rui Paulo (Adulto)
Madame - Claudia Cadima
Zéfir - Rui Paulo
Cornélios - Pedro Pinheiro
Pompadour - Rui Paulo
Pom - Cristina Carvalhal
Flora - Isabel Ribas (1ª Voz) / Teresa Madruga (2ª Voz)
Alexandre - Claudia Cadima



Excerto 4º Temporada



Estúdio: Somnorte (T4-T5, 1991)
Direcção: Jorge Paupério

Babar - Jorge Pinto
Celeste - Susana Menezes
Artur - Raul Constante Pereira
Zeferino - Mário Moutinho
Cornelius - João Paulo Costa
Pompadour - Jorge Paupério
Pom - Paula Seabra
Flora - Sissa Afonso
Alexandre - Carla Maciel
Lord Retaxe - Jorge Vasques
Victor Retaxe - Susana Menezes


Estúdio: Cantinho da Música (T6, 2000)
Direcção: Fernanda Figueiredo

Babar - Júlio Martín
Celeste - Fernanda Figueiredo
Flora - Fernanda Figueiredo
Alexandre - Fernanda Figueiredo
Isabel - Fernanda Figueiredo



Excerto da Nova Dobragem



Estúdio: Nacional Filmes 2 (Redobragem, 2007)

Babar (Adulto) - Quimbé



Produtos da Série

VHS

Babar(Filme de 1989)
Em 1989 foi produzido um filme que foi editado em VHS em Portugal, legendado em português e também passou na SIC. O filme foi realizado por Alan Bunce.


DVD

Babar, O Rei dos Elefantes(Filme de 1999)
Imagem

Em 1999 foi produzido um novo filme e foi editado em dvd com dobragem portuguesa. O filme foi realizado por Raymond Jafelice nos estúdios Hyun Young.

A Prisvideo editou 2 DVDs da 6º temporada com 3 episódios cada.
Imagem

A Lusomundo em 2000 também tinha editado os primeiros episódios da 6º temporada em VHS.


Livros (Editados em Portugal)
Imagem


Informações obtidas através de diversos sites tais como "WikiDobragens" e muita pesquisa google e WebArchives de diversos blogs. Agradecimentos a todos os que contribuíram com os seus blogs.

Entra na tua conta e participa com outros malucos como tu!

Precisas de ter conta para responder

A Familia Trapp já acabei xD https://goldtugani[…]

Foi porreiro. Mantiveram uma banda sonora muito […]

Enviado

Bem-vindos! @Miraldes e @SimonBSFCS