Quero acrescentar que existem leitores VHS que não funcionam de caixa aberta, isto acontece devido a claridade nos sensores internos do vídeo, e nesse caso, convém realizar este processo numa zona com pouca luz. Deverá ser o suficiente para passar a funcionar. Senão terão de colocar a tampa a cada operação...
Um último conselho, não coloquem uma fita vhs a rodar e dps limpem enquanto ela roda com álcool. Isto é, se molharem a fita com álcool antes da fita passar pelas cabeças de leitura/escrita (O grandalhão), a fita vai colar e enrolar-se e vão danificar a fita, mais que certo. Portanto, se quiserem aventurar-se a limpar as vhs desta forma, meter play e meter algodão numa zona onde a fita irá passar, 1º usem álcool Isopropílico e depois façam-no depois da fita ter já passado pelas cabeças de leitura/escrita, e não encharcar o algodão, basta humedecer (muito pouco álcool) assim limpam antes dela regressar na caixa e já não correm o risco da fita enrolar. Testem com fitas virgens ou que não tenham mais interesse, assim no caso de aprenderem com o erro não estragam uma cassete que tenha valor.
E não se esqueçam que se tiverem a puxar para a frente a posição do algodão é uma, se estiverem depois a puxar para trás terão de colocar na posição oposta pois a fita vai enrolar no sentido contrário como é óbvio lol
Outro conselho que dou é colocar outro pedaço de algodão totalmente seco depois do humedecido, assim ajuda a secar a fita e evita possíveis dores de cabeça.
Ou comprem um rebobinador de vhs e façam uso dele para proceder às limpezas das fitas, normalmente apenas o avançar da fita e recuar para o início, é suficiente para vermo-nos livres do mofo (a sujidade visível), se bem que só o algodão irá remover o resto da sujidade nas fitas, que por vezes não se vê, mas estão sujas.