Por EdoPT90
Posts Signature Avatar
Boas malta

Eu tenho várias VHS de animação nas quais estavam guardadas na minha casa e por acaso hoje lá decidi ir ver delas e ver se funcionavam.

Mas não sei como não consigo ligar o raio do leitor vhs antigo que tenho, eu ouço som mas na televisão não aparece imagem.

Eu gostaria se fosse possivel alguem saber alguém que saiba digitalizar pois eu não sei como ou então uma loja que o faça.

Cumprimentos
Para começar e para te poder ajudar, irei precisar que tires umas fotos ao leitor vhs frente e verso e a ou as TVs que possas ter, neste caso apenas verso.
Por EdoPT90
Posts Signature Avatar
Ok então aqui estao as imagens

Leitor frente e verso:
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
Televisao:
SpoilerShow
Imagem
Eu tentei com estas vhs
SpoilerShow
Imagem
E a nível de cabos. Como fizeste a ligação?
SCART - SCART entre LeitorVHS e TV?
Se sim, tentaste usar algum outro cabo SCART que tenhas?

Será que tens um adaptador destes?
Imagem
Caso tenhas um adaptador desses, tens os cabos RGB? E cabo S-Video tens?
E só tens 1 desses? Isto para despistar se o problema é do cabo ou não. Se tivesses mais cabos SCART, poderias testar com outros.
Por EdoPT90
Posts Signature Avatar
Tenho 2 cabos, ao ligar ouve-se o som mas imagem nada, e na televisao indica que não tem sinal
Portanto, se não é do cabo, poderá ser:

1: problema na entrada SCART na TV.
2: problema na entrada SCART do Leitor.
3: cabeças do leitor sujas.

E pessoalmente eu apostaria na 3.
A 1 é fácil despistar, se qualquer outro aparelho via SCART funciona, então o problema recai na 2 ou 3. Como testaste várias cassetes e o problema foi o mesmo em todas eu acredito que seja das cabeças estarem sujas...

Se quiseres posso ensinar-te a limpar as cabeças. Mas para isso terás de abrir o leitor VHS, e tirar uma foto vista de cima. Assim faria um pequeno tutorial de como limpar as cabeças sem as danificar.

Cumps
Por EdoPT90
Posts Signature Avatar
Não é necessario de momento, também pk não vou ter tempo para essas coisas. Mais tarde eu vou tentar arranjar alguem ou uma loja na qual possam digitalizar pois assim escuso de me preocupar com as vhs
Por NTM_THX
Signature
Desculpem estar a intrometer...

Eu tenho um problema também relacionado com a conversão de VHS para Digital.

Quando estou a converter através do CyberLink PowerDirector 7 dá erro. Referente aos direitos de autores das imagens...
Mas tanto dá com VHS originais, como VHS com vídeos caseiros de uma câmara.

O adaptador que uso é este Conceptronic CHVIDEOCR V3, e uso este software CyberLink PowerDirector 7 porque foi o que veio...

Algum sugestão para ultrapassar o problema?
Normalmente as VHS têm uma patilha que se tiver sido removida terás de colocar fita adesiva tapando o orifício. E dessa forma deves conseguir ultrapassar esse problema.

Imagem

Cumprimentos
Por NTM_THX
Signature
Será está peça vermelha?
Estava "aberta" e agora fechei
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Exactamente! Ela serve para que ninguém acidentalmente grave algo por cima. Pois o Leitor VHS não permite gravação às cassetes com essa patilha em aberto ou removida. :wink:
Por NTM_THX
Signature
Obrigado. Vou testar...
Já tenho aqui isto parado +/- à 6 meses por causa desse erro... Mas também ainda não tinha tentando procurar resolver.
Muito obrigado :grinning:
Por Blacker
Signature Avatar
Desculpem intrometer-me neste tópico.
Mas @Leinad4Mind poderias ensinar-me a limpar as cabeças do leitor VHS, sem as danificar.
Segue aqui as imagens do Leitor de VHS.
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
Edit1:
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
SpoilerShow
Imagem
Decidi criar antes um vídeo a explicar :sweat_smile: Acho que deverá ser mais simples para entenderem e menos moroso para mim:

Por Blacker
Signature Avatar
Leinad4Mind Escreveu:Decidi criar antes um vídeo a explicar :sweat_smile: Acho que deverá ser mais simples para entenderem e menos moroso para mim:

Obrigado mais uma vez @Leinad4Mind
Quero acrescentar que existem leitores VHS que não funcionam de caixa aberta, isto acontece devido a claridade nos sensores internos do vídeo, e nesse caso, convém realizar este processo numa zona com pouca luz. Deverá ser o suficiente para passar a funcionar. Senão terão de colocar a tampa a cada operação... :sweat:

Um último conselho, não coloquem uma fita vhs a rodar e dps limpem enquanto ela roda com álcool. Isto é, se molharem a fita com álcool antes da fita passar pelas cabeças de leitura/escrita (O grandalhão), a fita vai colar e enrolar-se e vão danificar a fita, mais que certo. Portanto, se quiserem aventurar-se a limpar as vhs desta forma, meter play e meter algodão numa zona onde a fita irá passar, 1º usem álcool Isopropílico e depois façam-no depois da fita ter já passado pelas cabeças de leitura/escrita, e não encharcar o algodão, basta humedecer (muito pouco álcool) assim limpam antes dela regressar na caixa e já não correm o risco da fita enrolar. Testem com fitas virgens ou que não tenham mais interesse, assim no caso de aprenderem com o erro não estragam uma cassete que tenha valor.
E não se esqueçam que se tiverem a puxar para a frente a posição do algodão é uma, se estiverem depois a puxar para trás terão de colocar na posição oposta pois a fita vai enrolar no sentido contrário como é óbvio lol :smile:
Outro conselho que dou é colocar outro pedaço de algodão totalmente seco depois do humedecido, assim ajuda a secar a fita e evita possíveis dores de cabeça.

Ou comprem um rebobinador de vhs e façam uso dele para proceder às limpezas das fitas, normalmente apenas o avançar da fita e recuar para o início, é suficiente para vermo-nos livres do mofo (a sujidade visível), se bem que só o algodão irá remover o resto da sujidade nas fitas, que por vezes não se vê, mas estão sujas.
Por linkpt
Signature Avatar
Desculpme intrometer me no topico.

Qual o melhor software para gravar a captura das VHS para o pc?

O virtualDUb?

Cumprimentos.
linkpt Escreveu:Desculpme intrometer me no topico.

Qual o melhor software para gravar a captura das VHS para o pc?

O virtualDUb?

Cumprimentos.
Muito provavelmente sim
Se quiseres digitalizar com qualidade, tenta usar SCART no leitor VHS e na placa de captura, ou Vídeo por componentes se tiveres esse luxo lol. Vídeo composto degrada a qualidade.
E quando criares o ficheiro de video, fá-lo com a melhor qualidade possivel
Eu podia dizer várias coisas do que fazer para ter video com a melhor qualidade possivel, mas ia ser bues coisas para um novato :thinking:
P.S. eu nunca capturei vídeo analógico mas consigo fazer educated guesses do que fazer, e tenho experiência com video encoding :stuck_out_tongue_closed_eyes:

https://youtu.be/f9ft6FOy_PA https://youtu.be/F9W[…]

Então, é combinar. Por onde te d&aac[…]

https://www.youtube.com/watch?v=bOFbr2RpLek https[…]

:heart_eyes: https://www.pcdiga.com/monitor-asus-[…]