Posso acrescentar que se não tiveres cabo scart, para o vídeo, usa pelo menos cabo S-Vídeo, pois é bem superior ao amarelo do composto (que costuma criar alguns problemas de vídeo como dotcrawl, rainbow, entre outros). E recomendo a usar o cabo branco/vermelho para o áudio seja como for, mesmo que uses scart (que para alem de trazer video, tb traz o audio).
A qualidade dos cabos (branco/vermelho) também importa e faz alguma diferença.

Outra recomendação importante para se ter qualidade na conversão é usares um Leitor S-VHS em vez de VHS normal, pois com um S-VHS terás muito mais qualidade pois tem mais linhas que o vhs normal, o dobro delas. (400 face a 240~250 do leitor vhs normal).
Não esquecer de limpar as cabeças do leitor à cada utilização, pois fitas antigas estão sujas e isso também fará diferença.

Outra coisa que não recomendo e muita gente faz esse erro, é que deves fazer a ligação directa do leitor VHS à placa de captura. Já vi muita gente a ligar o leitor à TV e dps da tv à placa de captura.
Se bem que o sinal vai sair com problemas da tv. E o som vai ficar "estragado" pois vais ter ruídos ou mesmo 2 audios num só. O audio da captura, e antigamente isso acontecia mais, pois as pessoas tinham os canais analogicos configurados, e ficava sempre um audio de fundo da RTP1 ou outro canal configurado que se ouvia mt levemente de fundo. :sweat_smile: E mesmo sem canais configurados, vai sempre capturar ruído da tv.

Quanto à recomendação acima sobre usares "qualidade lossless", não uses o uncompressed do VDub, usa antes Lagarith ou ffv1. (de salientar que vais precisar de muitos GB livres, pois pode facilmente ocupar acima de 100Gb)

Quanto ao melhor software... bom, há placas de captura que tb limitam o software a utilizar por não serem reconhecidos noutros...
Aqui ficas com uma lista de software para capturas: https://www.videohelp.com/software/sections/capture

Mas o VirtualDub para além de gratuito, é dos mais antigos e provavelmente o melhor para capturar de qualquer placa. E também tens um virtual dub AIO no videohelp.com que é um pack de plugins para o VDub.

Se queres uma recomendação alternativa (pessoalmente até acho melhor) seria esta: https://www.videohelp.com/software/DScaler

Se queres algo mais intuitivo, sempre podes experimentar estes:
https://www.avs4you.com/AVS-Video-Editor.aspx
Ou o Golden Videos VHS, se bem que a versão pro é paga
(Mas não me parecem melhores que os de cima)

Com o virtualDub, se a tua ideia é capturar mais de 1h o mais certo é ficares com problemas de sincronização... e se isso acontecer iria recomendar ou arranjares um ADVC, pois tem modo locked-audio. Ou tentares configurar o VDub, pois existe opção para que não haja desync: http://foro.doom9.org/index.html?/captu ... _vdub.html Mas se mesmo assim tiveres desync, então terias de ir pro ADVC (tens o advc-100, 300, 3000 entre outros tb) ou arranjar outro software como este pago por ex: AmaRecTV ou FLY 2000 TV (Costuma resolver o problema)

PS: Se tiveres possibilidades financeiras: nada bate estas placas de captura e os softwares destes gajos: https://www.blackmagicdesign.com/pt/products
Ou arranjares um Combo VHS-DVD, continua a ser das melhores soluções em qualidade e facilidade, mas arranjar isso a bom preço é mais complicado e fica normalmente mais caro que um kit de captura...

Acho que não me esqueci de nada :laughing:

EDIT: Ah, verdade, tens sempre o Adobe Premiere! :stuck_out_tongue:
Por linkpt
Signature Avatar
A minha estrutura esta assim:
SpoilerShow
Imagem
so tenho essa placa de captura aconselhas a comprar outra?

nao tenho muito budget e o que quero fazer e apenas passar umas VHS de familia com a melhor qualidade possivel.

cumprimentos.
Tal como indiquei na minha mensagem anterior. Recomendo a desligares o cabo amarelo e a ligares o cabo S-Vídeo (Se não tiveres compra, é barato), pois tens entrada S-Vídeo tanto no EasyCap, como no adaptador Scart (pois esse tem ali entre o vermelho e o amarelo outra entrada). Só isso já faz boa diferença. Não sei se tens no próprio leitor s-video, se tiveres liga directamente nele. Mesma coisa para o do som. Mas não dá pra ver que saídas tens no leitor.
Por linkpt
Signature Avatar
Leinad4Mind Escreveu:Tal como indiquei na minha mensagem anterior. Recomendo a desligares o cabo amarelo e a ligares o cabo S-Vídeo (Se não tiveres compra, é barato), pois tens entrada S-Vídeo tanto no EasyCap, como no adaptador Scart (pois esse tem ali entre o vermelho e o amarelo outra entrada). Só isso já faz boa diferença. Não sei se tens no próprio leitor s-video, se tiveres liga directamente nele. Mesma coisa para o do som. Mas não dá pra ver que saídas tens no leitor.
@Leinad4Mind, no leitor na parte de trás só tenho mesmo esse scart e na parte da frente tenho
SpoilerShow
Imagem
o cabo de que falas e um cabo s-video macho\macho para ligar do scart ao easycap certo?
e para passar o áudio uso o vermelho e branco.

E depois não querem que se reclame nas rede[…]

Meh, que asco de teaser é esse. Eu aqui &ag[…]

Série - Batatoon - Sofia?

@nun cria um tópico na zona de pedidos,[…]

Sim ,gostava. Quando tiveres disponibilidade coloc[…]