- 17 jun 2014, 03:00
"quem quiser fazer alguma coisa tem de se juntar à equipa?"
Não pá! x'D Se por exemplo alguém quiser ajudar no projecto em andamento da série Green Lantern, nesse caso, como o projecto é do Gold. Aí teria de ser avaliado, e dps juntava-se à equipa desse projecto "Green Lantern". Não se tornava Staff, nem nada do género. Apenas recebia créditos e fazia parte da equipa do projecto, pois em alguns casos é composta por vários elementos, e existe uma pasta na Dropbox partilhada por todos intervenientes.
"Criar grupos tipo "fansubs" dentro da comunidade é uma péssima ideia"
Referia-me mais aos "renegados" se juntarem e trabalharem à mesma no que gostassem e dps tentassem submeter o trabalho à mesma, ele seria avaliado tal como outro qualquer. E claro que até podia ocorrer algum milagre e o resultado ser decente. (Renegados, refiro-me àqueles que por ventura viram algum projecto reprovado e de aceitarem as críticas para melhorar apenas se tornaram anti-gold ou o que quiseres chamar... pois é mais fácil desistir e dizer que há algo contra eles, do que olharem-se ao espelho e realmente tentarem superar-se.)
E estes podem na mesma trabalhar e lançar as suas releases e depois tentar submeter cá na mesma. Nem que para saber se realmente melhoraram aos nossos olhos.
Posso dizer que a PLAF foi uma das que viu vários projectos reprovados inicialmente, mas lutaram e aceitaram as críticas e com isso evoluíram em todos aspectos. O Diogo4D infelizmente foi alguém que não aceitou tão bem, apesar de que ele até dá ouvidos, apenas demonstra descontentamento de forma mais "vingativa". Mas houve imensos casos como a PA-Fansub, que mandou-nos para aquele sítio e passou a postar apenas num tracker brasileiro, visto que lá eles agradeciam. E esse é o mal, há sempre quem agradeça por pior que a legenda esteja. No legendas divx fiz esse teste. Já enviei lá legendas muito boas e pouco ou nada eram transferidas e poucos agradecimentos dados. E outra que estava péssima, mas como era do Last Vegas e foi rápido, foi vários a agradecer e a dizer que até estava bom. E cá é algo que queremos irradicar, é algo pelo qual lutamos, o de fazer com que a comunidade evolua.
Caso contrário, teremos gerações boas, depois más, depois excelentes, porque ia-se ficar dependente de indivíduos. Eu tenho em mente uma comunidade que esteja sempre a evoluir e a aprender com o seu passado, para que os jovens de hoje façam com 15 anos o que no meu tempo fiz com 20 e tais.
E que o tempo de aprendizagem seja cada vez menor, e mais fácil para que ninguém sinta medo ou incapaz de. E para isso não se pode (nos dias de hoje) aceitar releases fracas, aceitar traduções de maus tradutores. Há que dizer as verdades na cara e sem medos. Dói ler agora, mas depois da dor vem a aprendizagem. Mas já me alonguei diversas vezes sobre este que é o nosso ideal.
Sobre haver prémios aos "contribuidores" / "postadores" (foi isso que percebi), parece-me até boa ideia, pois seria um incentivo à produção. Já não se trabalhava apenas por gosto, mas além disso havia objectivos de ganhar prémio X. Não sei se funcionaria, mas é para ir para a mesa de debate do staff, pois é no mínimo interessante.
"e passa a ser a comunidade a avaliar as coisas em certa parte."
Isto jamais poderia voltar a acontecer, pois já estivemos com esse método, e os que eram criticados, eram muitas vezes criticados por membros que nunca nada fizeram, e isso criava revoltas. Quando são criticados por pessoas mais experientes, e mais do que uma, já não sentem tanto essa revolta. E tem outra coisa, se fosse a comunidade a avaliar, estaria tudo à publico (voltaria a existir o chamado lavar roupa suja), os autores ao ter um tópico que está a vista de todos para avaliarem e o autor a ser enxovalhado por toda uma comunidade, irá perder logo vontade de melhorar, vai é querer desaparecer, tentar melhorar em alguns casos e voltar com novo nick xD. (Já aconteceu tb no passado lol) Actualmente o sistema parece-me perfeito, vocês é que não vêm todo o seu esplendor, pois só o autor, e os críticos + staff (para poder mover e corrigir o tópico em si) é que são os únicos que podem ver o tópico, logo o autor não é enxovalhado pela comunidade, no máximo é-lo pelos críticos, mas ele nem sente "vergonha virtual", ou não devia! porque só os críticos é que vêm (logo não há motivos para os críticos falarem mal, pois mais ninguém está a ler, daí que torna o processo mais verdadeiro e sem segundas intenções, e nem o autor pensa nessas possibilidades), e os críticos, na crítica dizem sempre o que fazer para melhorar e apontam os erros etc. E existe toda uma conversa, onde projectos são enviados algumas vezes, 2, 3, 4, 5, 6x para avaliação até ser finalmente aceite. E existe uma evolução no autor, este sempre aprende algo. E quando o tópico é movido, todas as mensagens são apagadas, logo ninguém sabe o historial do projecto, apenas vêm o resultado final, algo que se encontra com os requisitos mínimos.
Cumps
EDIT: "este ultimo também era uma ideia para pagamentos + altos para ajuda do servidor, dvds, tintas de impressão e papel "
Não percebi aqui uma coisa, se seria o fórum a dar estes prémios aos membros que merecessem, como é que geraria dinheiro? Algo me está a escapar.
Ou falas em "vender" releases com capas, etc por um valor justo (manutenção/trabalho) + valor simbólico para donativo para servidor?