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A Grande História dos Filmes de Animação da China

Enviado: 01 ago 2020, 10:00
por Leinad4Mind
Criando uma Fábrica de Animação de "Sonhos"
A Grande História dos Filmes de Animação da China.

A animação chinesa encontra-se há muito à sombra das animações japonesas e da Disney, mas, outrora, desempenhou um papel muito importante na animação mundial que é desconhecida por muitos.

Vamos recuar no tempo...

A indústria de animação moderna nasceu em França em 1888, criada por Charles-Émile Reynaud, e acabou por se espalhar pelo mundo até chegar às terras asiáticas. Um dos primeiros exemplos de animação estrangeira que chegou a Xangai, e apenas em 1918, foi uma animação dos EUA conhecida hoje como "Out of the Inkwell".


A indústria de animação chinesa teve início nos anos 20, inspirada em produções de animação francesas, alemãs, russas e principalmente americanas. As pessoas estavam fascinadas com o conceito de animação.


Em 1940, Wan Laiming criou a primeira longa-metragem de animação da China, e o segundo criado em todo o mundo: "Princess Iron-Fan" (Tie Shan Gong Zhu).
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(Princess Iron-Fan)
Um pouco antes, em 1939, Walt Disney tinha criado a primeira longa-metragem de animação, "Branca de Neve e os Sete Anões" (Snow White and the Seven Dwarfs).

"Princess Iron-Fan" influenciou muitos artistas, inclusive um artista japonês bem conceituado nos dias de hoje, Osamu Tezuka. Também pioneiro da animação no Japão e criador da longa-metragem de animação "Astro Boy" (Tetsuwan Atom).

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Quando o Osamu Tezuka visitou o Shanghai Animated Film Studio em 1981, o seu único pedido foi ter a possibilidade de conhecer Wan Laiming, recorda-se Zhang Songlin, antigo vice-presidente do estúdio.

Zhang Songlin :Quando perguntei o porquê, ele respondeu: "Wan Laiming é a minha musa inspiradora".
E isso deu uma motivação extraordinária aos trabalhadores da animação chinesa.


Por causa da guerra, a produção de filmes de animação foi suspensa por algum tempo, até 1949, quando foi fundada a República Popular da China.

A primeira onda de animação na China ocorreu nos finais dos anos 50 e início dos anos 60.
disse, Jin Guoping, um dos pioneiros na indústria de animação Chinesa
Animadores de peso começaram a se concentrar no Shanghai Animated Film Studio, incluindo Wan Laiming, também pioneiro de animação da China.

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(The Proud General)

"The Conceited General", (Jiao’ao de Jiangjun), que foi produzido em 1956, é considerado um marco.
Jin Guoping, referiu inclusive que :A partir deste filme, as animações chinesas começaram a ter estilo próprio, diferente daqueles produzidos nos EUA, na ex-União Soviética e no Leste Europeu.

O filme mostra um general que venceu muitas batalhas e, que devido a isso, se tornou arrogante. Acabou por baixar a sua guarda e ser derrotado. Reflecte um conceito filosófico tradicional chinês: "O orgulho leva à perda, enquanto a modéstia traz o benefício". As pessoas ficaram impressionadas com a novidade de verem personagens usando roupas e maquilhagens da Ópera de Pequim.


Entre 1957 a 1962, Wan Laiming e sete outros animadores criaram a famosa animação "Havoc in Heaven" (Da Nao Tian Gong).
Desde então, a imagem do Rei Macaco (Sun Wukong) tornou-se bastante popular entre o público chinês, tal como aconteceu com o Mickey Mouse nos EUA.


"Havoc in Heaven" ganhou diversos prémios, sendo eles:
  • O 13º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na Checoslováquia, em 1962.
  • O Festival Internacional de Cinema de Londres, em 1978.
  • E o Festival Internacional de Cinema Infantil de Quito.
Em 1983, "Havoc in Heaven" foi exibido em 12 cinemas de Paris. Em apenas um mês, o público chegou a 100 mil espectadores. Jornais franceses chamaram o filme de uma genuína obra-prima da animação.

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Neste filme, cinco cores (verde, vermelho, amarelo, branco e preto) são usadas para criar diferentes papéis, como o Rei Macaco, o Imperador de Jade e o Deus da Terra. As imagens são exageradas e com formas bem definidas.
Zhang Songlin teceu algumas palavras :O filme captou o método de expressão dos murais chineses e das pinturas de Ano Novo.
Em 30 de maio de 2014, a Google até prestou homenagem, no seu 35º aniversário, com um doodle animado na página principal do motor de busca em Hong Kong.


Muitos filmes de animação vieram depois, adoptando um estilo tradicional chinês, como a série de animação para a TV "Journey to the West" (Hsi Yu Chi / Jornada ao Oeste). Outra importante animação do início dos anos 60 foi "The Cowherd's Flute" (Mu Di). Que marcou a maturidade da animação chinesa com a técnica de aguarela, e depois passou a ser usado como material de ensino nos EUA, tornando-se um filme de demonstração para estudantes americanos.

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(The Cowboy's Flute)
Jin Guoping disse :Eles não compreendiam como os artistas chineses conseguiram o efeito de aguarela.


Durante a "Revolução Cultural" (1966-1976), muitos animadores foram forçados a suspender o seu trabalho, enquanto a década após 1979 é considerada o segundo renascimento da criação de animações na China. Durante este período, foram criadas três longas-metragens de animação, "Nezha Conquers the Dragon King" (Ne Zha Nao Hai), "The Golden King Conquers the Evil" (Jin Hou Xiang Yao / Monkey King Conquers the Demon), e "Secrets of the Heavenly Book" (Tian Shu Qi Tan), e foram produzidas as animações com técnicas de aguarela "Deer’s Bell" (Lu Ling), "Snipe-Clam Grapple" (Yu Bang Xiang Zheng) e "Feeling from Mountain and Water" (Shan Shui Qing).


Para além destes, foram produzidos mais de 200 curtas de animação, representados por "Three Monks" (San Ge He Shang) e "Snow Child" (Xue Hai Zi).
Jin Guoping disse :Os trabalhos produzidos neste período eram mais maduros. Houve progresso no desenvolvimento de personagens, organização do enredo e fotografia. Ainda assim, as características chinesas foram mantidas.

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Nezha Conquers the Dragon King

"Nezha Conquers the Dragon King", em particular, é excelente. Neste filme, há mais de 100 cenas mostrando ondas do mar, todas usando métodos de pintura tradicional chinesa e totalmente diferente do mar mostrado nos filmes de Walt Disney.
Jin Guoping disse :Muitos espectadores disseram poder identificar de imediato que as cenas das ondas do mar tinham sido criadas por artistas chineses. Muitos não sabem que Nezha Conquers the Dragon King foi o filme da cerimónia de abertura do Festival de Cannes de 1980. Foi a recepção mais cortês já concedida a uma animação chinesa.


Os curtas de animação "Three Monks" e "The Cowherd’s Flute" ganharam prémios no Festival de Berlim e em Odense, Dinamarca. Estes sucessos internacionais geraram um novo termo: a escola chinesa de animação.
Jin Guoping disse :O estilo singular da técnica de papel cortado e da pintura de paisagens diferenciam-na dos estilos de Hollywood e da Europa

No entanto, a situação piorou um pouco desde 1993. A indústria de animação chinesa foi novamente desafiada pelos filmes japoneses e americanos.
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(Lotus Lantern)
Uma longa-metragem de animação, "Lotus Lantern" (Bao lian deng), de 1999, foi a animação chinesa Nº1 em termos de bilheteira mas, até o momento, nenhuma animação feita na China conseguiu quebrar o recorde de 25 milhões de iuanes. Dito isto, até ao momento, o mercado chinês de animação continua a ser dominado pelas companhias de animação japonesas e euro-americanas.

Este artigo é uma adaptação de parte da notícia Creating an Animation”Dream“Factory, escrita por Zhang Xueying para o site China Today em 29-07-2008.