Imagem
Ontem, dia 1 de Janeiro de 2013, comemorou-se o 50º aniversário da primeira transmissão de uma série de animação japonesa (também conhecida no panorama internacional como "anime") na televisão - "Astro Boy" de Osamu Tezuka (a primeira adaptação animada do manga do mesmo nome). Tal como "Astro Boy" tinha revolucionado a maneira de fazer banda desenhada japonesa (conhecida internacionalmente como "manga"), a adaptação animada da referente obra criou um novo paradigma para a animação japonesa (anteriormente, a animação japonesa estava somente focada no cinema)

Para a comemoração deste dia lendário, o site Asahi Shimbun revelou uma lista de 50 (apesar de estar mais do que isso) séries de animação japonesas que representasse a variedade e a técnica da animação japonesa ao longo dos primeiros 50 anos:
1963 - 1972

【1963】Astro Boy
【1965】Jungle Taitei Leo
【1966】Mahotsukai Sally
【1967】Mach Go Go Go
【1968】GeGeGe no Kitaro, Kyojin no Hoshi
【1969】Himitsu no Akko-chan, Tiger Mask, Sazae-san
【1970】Ashita no Joe
【1971】Lupin III
【1972】Devilman, Science Ninja Team Gatchaman, Mazinger Z

1973 - 1982

【1973】Ace o Nerae!
【1974】Alps no Shoujo Heidi, Majokko Megu-chan, Space Battleship Yamato
【1975】Manga Nihon Mukashi Banashi, Ganba no Bouken, Time Bokan, Ikkyu-san
【1976】Haha o Tazunete Sanzenri, Choudenji Robo Combattler V, Candy Candy
【1977】Yatterman
【1978】Mirai Shounen Conan, Galaxy Express 999, Takarajima
【1979】Akage no Anne, Doraemon, Rose of Versailles, Gundam
【1980】Space Runaway Ideon
【1981】Dr. Slump, Jarinko Chie, Urusei Yatsura
【1982】Super Dimensional Fortress Macross

1983 - 1992

【1983】Mirai Keisatsu Urashiman, Soukou Kihei Votoms, Mahou no Tenshi Creamy Mami, Captain Tsubasa
【1984】Hokuto no Ken
【1985】Touch
【1986】Dragon Ball, Saint Seiya
【1987】City Hunter
【1988】Kiteretsu Daihyakka, Anpanman
【1989】Patlabor
【1990】Chibi Maruko-chan, Fushigi no Umi no Nadia
【1991】Future GPX Cyber Formula
【1992】Sailor Moon, Crayon Shin-chan, YuYu Hakusho

1993 - 2002

【1993】Nintama Rantarou, Slam Dunk
【1995】Slayers, Neon Genesis Evangelion
【1996】Detective Conan
【1997】Yuusha-Oh GaoGaiGar, Pocket Monsters, Shoujo Kakumei Utena
【1998】Cowboy Bebop, Cardcaptor Sakura, Ojarumaru
【1999】One Piece, Ojamajo Doremi, Turn A Gundam
【2000】Hamtaro, Yu-Gi-Oh!
【2001】Galaxy Angel, Prince of Tennis
【2002】Overman King Gainer, Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, Naruto, Gundam SEED

2003 - 2012

【2003】Full Metal Alchemist, Planetes
【2004】Futari wa Pretty Cure, Bleach
【2005】Air, Honey and Clover, Kokyo Shihen Eureka Seven, Shakugan no Shana
【2006】Suzumiya Haruhi no Yuutsu, Gintama, Zero no Tsukaima, Code Geass: Lelouch of the Rebellion
【2007】Tenga Toppa Gurren Lagann, Dennou Coil, Mobile Suit Gundam 00
【2008】true tears, Macross F, Strike Witches, Inazuma Eleven, Toaru Majutsu no Index
【2009】K-on!
【2010】Yojouhan Shinwa Taikei
【2011】Mahou Shoujo Madoka★Magica, Danball Senki, Tiger & Bunny, Ano Hi Mita Hana no Namae o Boku-tachi wa Mada Shiranai
Fonte: Asahi Shimbun
Última edição por LAboy 456 em 03 jan 2013, 20:18, editado 15 vezes no total.
meneses, nfst agradeceram
Uma lista bem interessante. Uma grande parte destas séries já foram transmitidas em Portugal (quer na RTP 1, RTP 2, SIC, Panda, Panda Biggs, SIC Radical, SIC K, Animax, etc... curiosamente, a TVI não estaria representada na lista (pelo menos, não me estou a lembrar de alguma destas séries ter dado primeiro na TVI. Não conto, claro, "Sailor Moon", pois ela foi transmitida primeiro na SIC. E também não conto "Astro Boy" já que a versão representada na lista é a original de 1963 e não a de 2003) - supreendido por ver que, por exemplo, "Majokko Megu-chan" (conhecida aqui como "Bia, a pequena feiticeira" e transmitida na RTP 1 e na RTP 2 no prinicipo da década de 90) é uma referência de peso no Japão ;)

Contente por ver "Inazuma Eleven" na lista :show: - pena que a repercussão da série (e dos jogos) no mercado internacional não seja tão grande como no Japão (de facto, eu não sinto isso em Portugal, apesar da primeira série continuar a ser exibida em Portugal por cortesia da Panda Biggs e dos primeiros jogos estarem à venda aqui) :hum:
Última edição por LAboy 456 em 02 jan 2013, 15:31, editado 1 vez no total.
Curioso que, apesar do titulo, 3 dos 50 anos de animação japonesa não estão representados de todo: 1964 (o ano de "Shounen Ninja Kaze no Fujimaru" e "Big X"), 1994 (o ano de "Magic Knight Rayearth" e "Blue Seed") e... 2012... :facepalm:
Interessante o facto de incluírem a Madoka Magica na lista. Concordo plenamente.
LOL
Nem meteram Death Note xDD
Apelix :LOL
E o Hunter x Hunter, versão 1999, também... :(
Mew :Interessante o facto de incluírem a Madoka Magica na lista. Concordo plenamente.
Também gostei do facto de "Ojamajo Doremi" estar na lista - gosto dela não só pelas personagens principais e pela história de aprendizagem de feiticeiras, mas também pelo facto de haver histórias secundárias interessantes (as dos colegas de escola (normal) das protagonistas)... uma série um bocado atipica no mundo das séries de animação de cariz "rapariga/s) mágica/s", na minha opinião :yeah:
Slam Dunk, City hunter e hokuto no ken na lista pois claro. :sunglass:
LAboy 456 :Uma lista bem interessante. Uma grande parte destas séries já foram transmitidas em Portugal (quer na RTP 1, RTP 2, SIC, Panda, Panda Biggs, SIC Radical, SIC K, Animax, etc... curiosamente, a TVI não estaria representada na lista (pelo menos, não me estou a lembrar de alguma destas séries ter dado primeiro na TVI. Não conto, claro, "Sailor Moon", pois ela foi transmitida primeiro na SIC. E também não conto "Astro Boy" já que a versão representada na lista é a original de 1963 e não a de 2003) - supreendido por ver que, por exemplo, "Majokko Megu-chan" (conhecida aqui como "Bia, a pequena feiticeira" e transmitida na RTP 1 e na RTP 2 no prinicipo da década de 90) é uma referência de peso no Japão ;)

Contente por ver "Inazuma Eleven" na lista  :show: - pena que a repercussão da série (e dos jogos) no mercado internacional não seja tão grande como no Japão (de facto, eu não sinto isso em Portugal, apesar da primeira série continuar a ser exibida em Portugal por cortesia da Panda Biggs e dos primeiros jogos estarem à venda aqui) :hum:
eu nao acho piada nenhuma a inazuma eleven. nao tem jeito nenhum darem chtos na bola e ir água e fogo atras. tipo, acho estupido. o oliver a saltar para cima das balizas, o que tambem é (um pouco) estupido, ao lado disso é completamente normal.
Mew :Interessante o facto de incluírem a Madoka Magica na lista. Concordo plenamente.
vi dois ou tres episodios disso. ate é fixe, mas nao gostei muito dos desenhos nas partes das bruxas
Apelix :LOL
atrasados :dumb:
trefto :Slam Dunk, City hunter e hokuto no ken na lista pois claro.  :sunglass:
eles sabem oq ue é bom. infelizmente esqueceram-se de rurouni kenshin, kinnikuman e samurai 7 :(
DarkAnimatic :eu nao acho piada nenhuma a inazuma eleven. nao tem jeito nenhum darem chtos na bola e ir água e fogo atras. tipo, acho estupido. o oliver a saltar para cima das balizas, o que tambem é (um pouco) estupido, ao lado disso é completamente normal
Concordo que o "futebol superdimensional" do "Inazuma Eleven" em que os remates equivalem a técnicas tempestuosas com nome é um pouco fantasioso... mas isso é o charme da série, juntamente com a lista de personagens variadas, ecléticas e inesqueciveis, contando ainda com uma história bem contada - na minha opinião (Também é daquelas em que, na minha sincera opinião, a dobragem original japonesa é muito melhor do que a dobragem portuguesa (eu vi alguns episódios e se a dobragem portuguesa é boa para algumas personagens, para uma grande parte delas não é assim tão boa. Talvez diga isto pelo facto de que estou muito habituado à dobragem original). E é por isso e outras coisas que sigo a série desde o ano em que começou (2008)... ;)

Já o "Captain Tsubasa", versão 1983-1986 (a série que carinhosamente dou a alcunha de "telenovela animada futebolistica" - espero não estar a ofender a série... ;) )... é um verdadeiro culto de série :show:
Yaaa, não meteram RK e Samurai 7 LOL
Samurai 7 é das melhores obras que já foram vistas por um ser humano.
LOOL, eles não fizeram uma lista das melhores animações, mas sim das animações que criaram o seu género. Samurai X e Samurai 7 são similares a outras séries, ou seja, o seu género já tinha sido criado, daí não estar na lista. A lista apenas contém todos os diversos modelos de animes que foram criados.
Basicamente é uma lista de animes originais, aquando a sua saída. Pelo menos é o meu ponto de vista após ler a notícia. É isso que me dá a entender.
Errado.
A primeira frase está certa, rapaz, ninguém está a ler como a lista de melhores séries, senão o que não faltava aí, meu deus xD
Mas olha NGE...que tem de original no traço ou realização? Nada, zero! Nem OST, rigorosamente nada que é considero para essa lista. É sim original na história.
O que não aflta são séries mecha com esse traço bem anteriores a essa. Por isso é que não entendo a inclusão de algumas cenas, mas pronto.
Falta aí Bakemonogatari, bem original.
Eu presumo que vocês percebam mais de animação que os próprios produtores e grandes senhores que cederam tal lista. lol
Jambe, mesmo.
Leinad, pelos vistos mais que tu certamente LOL Cometeste alta gaffe.
Se tu o dizes :rofl:
Dom Quixote de la macha

https://pics.filmaffinity.com/don_quijote_de_la_[…]

Os nossos irmãos Ibéricos no pa&iacu[…]

E, claro, Kimetsu no Yaiba!

Uma lista excelente. Parabéns pelo trabalho[…]