Zona de Pedidos de Artworks, entre outros...
Só se forem programas iguais ao illustrator fora dos programas da adobe... porque o photoshop é um programa de bitmap.

Neste momento estou a usar o illustrator para desenvolver um tipo de letra para um projecto.
Por taiko
Mensagens Assinatura Avatar
Não me querias ensinar o que é o photoshop LOL. :P

E sim, são programas fora da adobe. Porque nem tudo gira apenas e só em volta da adobe. :P
Por blaze
Eu cá acho a adobe muito boa, mas também sei que há utilizadores que parecem que só veem a adobe à frente. Já vi tutoriais que pareciam que estavam a fazer-lhe publicidade.
No illustrator consegues criar fonts e depois guardá-las em .tif ou numa extensão semelhante?
Por taiko
Ya, acho que sim.

Epa, eu normalmente tento ver se consigo fazer o que quero logo apenas com o Photoshop, pura e simplesmente porque não quero ter que estar a ter o trabalho de estar à procura de outro programa, fazer download, instalar e aprender a mexer nele. lol
Não é uma questão de ensinamento taiko, mas estavas a falar que o photoshop dava para vectorizar, mas não dá.

E eu não giro só a volta dos programas da adobe... são aqueles que tenho mais contacto e que tem sido usado para fazer os projectos da faculdade. Além de mais facilmente encontrares pessoas com programas da adobe no mercado (falando de empresas, gráficas, etc...) do que autocad, inventor, etc...
Senão até o paint bate esses todos... lol

Achem o que quiserem, eu própria quando acabar o curso vou querer aprender a mexer com outros programas, porque ainda há empresas que querem tanto os da adobe como outros.
Por taiko
Eu acho que dá. Mas não me apetece ir abrir o photoshop para comprovar. XD
Por blaze
Como disse, eu fui pesquisar sobre o que é vetorizar. Pelo que vi, eles usaram o photoshop. Mas também se pode ter dado o caso de terem mudado de janela sem eu me ter apercebido.

Epa então tenho que experimentar editar uma font, que isso já me deu jeito.
Não percebo muito disto, mas o PS dá para vectorizar, é difícil, mas dá.

Segundo ponto, existem ferramentas muito mais poderosas que as da Adobe, no entanto, penso que sejam as mais usadas, por serem simples e com um quantidade imensas de ferramentas, e claro, também as mais publicitadas.

Lol, para as fontes que eu criei e/ou modifiquei (por exemplo para Kuroshitsuji e Black Lagoon) usei programas próprios de criação de fonts. Existem imensos.
Por Jambe
A judoka tem razao.
Vectorizar é passar de bitmap para vector e o ps não trabalha com vectores.
Por taiko
Pa, não sei. Também há coisas que me são desconhecidas no photoshop. Essa deve ser apenas mais uma. x'D

Nunca liguei muito a isso porque nunca precisei de vectorizar nada. Daí o desconhecimento. :P
Por blaze
Já não percebo nada.
De qualquer maneira dá para fazer sem ser por vetores.
Obrigado @Dahitman :eheh:
E já agora, usas algum programa para criar fonts, piri? Já tive alguns no pc mas eram a pagar e se davam para guardar a font eu não a conseguia instalar
Isto de haver discussões do que dá ou não para fazer os programas não leva a lado nenhum.

Não devo saber o que é vectorizar, mas sei que já vi, alias já fiz no PS na altura para o AniPT, quando fiz o logo para os Prémios AniPT, mas pode ser que isso não se chame vectorizar.

O programa que eu usei para criar/modificar as fonts é este: "FontLab Studio 5.2", mas existem outros tantos, mas eu gosto muito deste que tem funcionalidades espectaculares.
Imagem

Em cima Illustrator (vector), em baixo Photoshop (bitmap).
Por mais que façam zoom no vector ele continua sempre igual... no caso de verem uma imagem no photoshop que se pareça bastante limpa, se colocarem o zoom no máximo encontrarão os ditos cujos pixeis...

Eu duvido muito que no photoshop dei-a para fazer tal coisa... mas enfim, tirem as vossas próprias conclusões.

piri, não será renderizar? ^^
Por taiko
JudokaSK :Eu duvido muito que no photoshop dei-a para fazer tal coisa... mas enfim, tirem as vossas próprias conclusões.
Grande bico. :uuu: XD

Mas ya, tens razão. Já me lembro. Eu dei isso nas minhas aulas do curso de multimédia. Mas já foram à tanto tempo que já me tinha esquecido. XD
Isso por acaso dá muito jeito. Se fizeres um desenho, até podes redimensioná-lo para o dobro que não perde qualidade (isto, em vector). Se for em bitmap já perde, porque o photoshop não sabe o que há-de fazer com os pixéis em falta e então bota para lá umas cores parecidas à adjacentes lol.

E já li é que o photoshop tem as ferramentos para vectorizar. Acaba é por ser redundante por o programar não trabalhar em vector, mas sim em bitmap. :P
Por blaze
Ah, já percebi.
E então, taiko, vetorizar as letras ajudaria em que sentido? Continuo a não perceber.
Por taiko
Ajudaria no sentido de se não conseguisses arranjar a font que queres com qualidade vectorizavas e podias meter no tamanho que quisesses e assim. Mas claro, dá algum trabalho. Não muito mas algum, ainda, dependendo do quão elaborada for a font e da tua prática e assim. Pa, mas agora tu é que decides como queres fazer.
Por blaze
Ah... acho que já estou a perceber. Pois, dava-me bué trabalho. Eu já aceitei o PSD que o Dahitman fez XD
JudokaSK : Imagem

Em cima Illustrator (vector), em baixo Photoshop (bitmap).
Por mais que façam zoom no vector ele continua sempre igual... no caso de verem uma imagem no photoshop que se pareça bastante limpa, se colocarem o zoom no máximo encontrarão os ditos cujos pixeis...

Eu duvido muito que no photoshop dei-a para fazer tal coisa... mas enfim, tirem as vossas próprias conclusões.

piri, não será renderizar? ^^
Eu percebo o que dizes...

Não foi renderizar, que também sei o que é, o que eu fiz foi pegar no logo do AniPT, e transformar numa "Shape", onde todas as linhas do Logo tiveram que ser transformadas em vectores, para quando aumentasse a Shape não perdesse qualidade nem nada... penso que isto seja vectorizar.
Isso é um pseudo-vectorizar. XD Isto porque para depois unires as shapes todas tens de tornar as layers como Raster, e logo aí perde o efeito de vector, formando o efeito visível na imagem que a Judoka mostrou.

Para além do Ranma 1/2 a Locomotion tamb&[…]

Dentro dos teus requisitos, acho que fiz o meu mel[…]

[My works]Tinoco-chan

Thanks! Eu realmente fiquei bastante tempo sem me[…]

https://www.youtube.com/watch?v=NrOemQaEJGU Aquel[…]