• Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
#290204
Imagem


Cresceste nos anos 90 e de vez em quando ainda bate aquela saudade das tardes a jogar Super Mario e Sonic na Mega Drive? Ou das viagens a ouvir no Discman aquele disco já riscado das Spice Girls ou dos Backstreet Boys que saltava sempre nas mesmas partes? Então vais adorar mergulhar na nostalgia do livro Também Tive um Pega Monstro.


Imagem


Este livro chega às lojas quarta-feira, dia 03 de outubro, pelas mãos dos autores de Revenge of the 90s, as festas com localização secreta, só revelada por sms a quem comprou bilhete, que andam a dar que falar por todo o país. Se tens saudades de dançar ao som das músicas que marcaram a década e queres ver ao vivo os artistas-sensação que já pareciam esquecidos, como Lou Bega ou os Vengaboys, este é o evento onde tens de estar. Mas para todos os outros momentos, podes sempre recordar esses doces anos nas páginas deste livro. Eis o que podes encontrar:




Volume bem alto



Antes de mais, vai ao baú buscar o teu Discman; vais precisar. Na verdade, qualquer leitor de CD serve, mas não tem o mesmo espírito noventeiro. Os anos 90 deram-nos imensos hits de dança que de certeza ainda sabes de cor, não só as letras como as coreografias. Se não abanas pelo menos o pé ao som de Saturday Night, What is Love ou Rhythm Is a Dancer, podes sequer considerar-te um 90's kid a sério? São várias as coletâneas que te permitem reviver tudo isso. Vá, fecha a porta do quarto como nos bons velhos tempos, levanta o volume e dança como se ninguém estivesse a ver.




Kamehameha!
Imagem
O ritual era sempre o mesmo: chegar a casa depois das aulas, ir a correr para o sofá e ligar a televisão para ver mais um episódio de Dragon Ball, certo? Adoravas as falas hilariantes do Tartaruga Genial, treinavas com o teu melhor amigo a fuuu-são do Son Goku e do Vegeta e sonhavas transformar-te num Super Saiyan para derrotares o Buu Buu. E aquela frase épica no fim de cada aventura: "Não percas o próximo episódio, porque nós"... Tu sabes o resto.




Pikachu, escolho-te a ti!
Imagem
E quanto às horas passadas a apanhar Pokémons e a entrar em batalhas no Game Boy? Começavas por atirar folhas com Bulbasaur, cuspir fogo com Charmander ou lançar jatos de água com Squirtle? Fosse qual fosse o teu preferido, o que querias mesmo era apanhá-los todos (quando ainda eram "apenas" 151). Mais de 20 anos depois de ter sido criado, o fenómeno Pokémon ainda é tal que o mundo inteiro andava até há bem pouco tempo (e continua ainda) de olhos postos no telemóvel a jogar Pokémon Go. A Nintendo não se esqueceu de um dos sesus melhores franchises e lança já no próximo mês o jogo Pokémon: Let's Go Pikachu para a Nintendo Switch, que podes jogar na tua televisão ou levar para qualquer lado e, se quiseres, conectar ao Pokémon Go.




É perigoso ir sozinho!
Imagem
Apesar de o Game Boy ter a grande vantagem de te poder acompanhar para todo o lado, em casa consolas como a Nintendo 64 não perdiam o seu lugar. As horas em que não estavas a jogar Super Mario 64, muito provavelmente dedicaste a um outro grande êxito da marca japonesa: The Legend of Zelda. De certo recordas mais concretamente aquele que foi amplamente considerado o jogo do ano em 1998: Ocarina of Time, onde vestias a pele de Link para impedires Ganon de conseguir deitar a mão à Triforce. Com mais de 30 anos desde o primeiro jogo e um conjunto que conta já com 19 jogos principais, The Legend of Zelda continua a ser uma das imagens de marca da Nintendo, como se provou com o sucesso recente de Breath of the Wild.




O primeiro telemóvel
Imagem
Reza a lenda que era indestrutível e que, mesmo depois destes anos todos guardado na gaveta, é possível que ainda tenha bateria. O Nokia 3310 foi provavelmente o teu primeiro telemóvel, muito antes das apps e redes sociais sem as quais não vives hoje em dia, numa altura em que tudo o que precisavas eram chamadas, mensagens, toques polifónicos (o último grito!) e, claro, o mítico Snake. Para os nostálgicos que ainda vêm neste o seu telemóvel de eleição, não precisam de o procurar em lojas de antiguidades; podem sempre optar pela nova versão.




Jack, estou a voar!
Imagem
Quando estas notas começam a tocar, podes até nem te lembrar do nome da música, mas reconheces de imediato que é "A música do Titanic". Só no fim de semana de estreia, em Dezembro de 1997, o filme gerou uma receita de mais de 28 milhões de dólares, tendo-se posicionado como o filme que mais dinheiro arrecadou em todo o mundo, até ter sido ultrapassado em 2009 por Avatar, também de James Cameron. As meninas suspiravam pelo jovem DiCaprio; Kate Winslet fazia as delícias dos rapazes. E para sempre na memória ficam momentos como Jack abraçado a Rose na proa do navio, ou a triste cena da porta no meio do oceano - também achas que cabiam os dois?




I'll Be There For You
Imagem
És o Chandler do teu grupo de amigos, sempre com piadas sarcásticas? Ou és mais a Monica, sempre preocupada a querer cuidar de todos? Mesmo que não seja a tua série preferida de todos os tempos, certamente viste pelo menos um episódio de Friends - quem não? A série foi transmitida em Portugal, pela RTP1, mas à época teve alguma dificuldade em pegar porque era dobrada em vez de ter legendas. Apesar disso, é indiscutivelmente uma série de culto em todo o mundo, que lançou e marcou definitivamente as carreiras de Jennifer Aniston, Courteney Cox e companhia. Se sabes qual era a profissão do Chandler, tens uma opinião vincada sobre se o Ross e a Rachel estavam ou não numa pausa, ponderaste adotar um pato e um galo quando vivesses em Nova Iorque e, mais importante, se sabes onde bater palmas no genérico, então parabéns: és um verdadeiro fã de Friends.




Brincadeiras pegajosas
Imagem
Confessa: grande parte das vezes compravas batatas fritas só por causa dos brindes, não era? Antes dos tazos Pokémon, a tua grande coleção foi de Pega Monstros, os brinquedos pegajosos que adoravas atirar ao teto, mas detestavas se alguém o colasse ao teu cabelo. Certo é que se tornaram um ícone da década de 90 e não havia turma em nenhuma escola que não tivesse pelo menos um aluno com um. Hoje em dia, já não precisas de comprar pacotes de batatas fritas para os teres; podes fazer os teus próprios Pega Monstros com a Fábrica Viscosa.
#290206
Boas recordações... A ver se compro o livro.

É verdade... Lembro-me de ver nas livrarias um livro semelhante que falava nas memórias de infância como Dartacão, Heidi e Abelha Maia. Acho que até fizeram uma reportagem televisiva sobre o livro. Alguém sabe o nome?

Feito! Realmente vai ser útil!

Obrigado a todos! Desculpem a ausência deste[…]

https://www.youtube.com/watch?v=any7KtSB88c http:/[…]

Eu bem me parecia que conhecia o "Abraham&q[…]