Página 1 de 1

[Review] A Princesa Mononoke

Enviado: 13 set 2020, 19:09
por Leinad4Mind
Imagem
Mononoke-hime
Título Alternativo: Princess Mononoke
Tipo: Filme
Ano de lançamento: 1997
Género: Acção, Aventura, Fantasia
Adaptação: História Original
Estúdio: Studio Ghibli
Faixa etária recomendada: +13
Trailer: YouTube
Mais informações: AniDB | MyAnimeList
Tópico do projeto: Ver todos


Mononoke-hime, um filme produzido em 1997, pode ser considerada uma das obras primas mais épicas da história do cinema, criada pelo génio da animação Hayao Miyazaki. Esteve inicialmente e curiosamente, perto de se tornar numa história semelhante a de "A Bela e o Monstro", onde uma princesa se vê obrigada a se casar com uma besta. Mas felizmente não passou de uma ideia, e Miyazaki acabou por usar o esboço do "Monstro" num outro filme da Ghibli (Tonari no Totoro). De referir também que "Mononoke" não é um nome próprio, mas sim um termo japonês que significa "Monstro" ou "Espírito de alguma coisa" (de animal, por exemplo). Portanto, o título "Mononoke-hime" poderia ter sido traduzido como "A Princesa Fantasma". Algo mais interessante é que o primeiro título que esta animação teve foi "A Viagem de Ashitaka", no qual tinha mais a ver com o personagem principal, mas os distribuidores deram preferência a "A Princessa Mononoke" e assim ficou.


Imagem
Imagem

Hayao Miyazaki, traz-nos através da arte do movimento, uma épica e heróica fantasia que se desenrola durante a Era Muromachi (1333-1558), baseada na antiga cultura japonesa do século XV. Na eterna luta entre homem e natureza.
Conta-nos a história estimulante e inquietante de Ashitaka, um jovem guerreiro do clã Emishi, que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana.

Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate.
O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.



Imagem
Imagem
Este foi um dos animes que mais tiveram mão de Miyazaki (literalmente)... pelo que se sabe, ele retocou pelo menos 80 mil dos 120 mil desenhos usados para a sua produção. :scream: Também foram usados muitos recursos de computador para a produção, mas como podem notar (ou melhor, podem nem notar! :joy: ),
a sequência de imagens, o cenário e todo o ambiente é exímio.


A banda sonora é outro ponto que merece destaque.
Extremamente elaborada, varia conforme as situações.
A letra da música "Mononoke-hime", por exemplo, que descreve o coração de Ashitaka, é lindíssima.


Hoje, quando se pensa numa grande obra prima de animação, pensamos logo nos estúdios Ghibli, e Princess Mononoke faz jus a esse pensamento.
Com uma história que envolve, animação de primeira, personagens cativantes, banda sonora excelente... fez com que este filme se tornasse rapidamente num dos meus predilectos, juntamente com Laputa e Nausicaa.







De salientar por fim que foram precisos quase três anos para que A Princesa Mononoke, uma obra-prima do Cinema de Animação nipónico, chegasse à Europa, depois de se ter tornado num estrondoso sucesso no Japão. Inspirando-se em velhas histórias japonesas do século XV, Hayao Miyazaki, escreveu e realizou uma épica e heróica fantasia que, nas suas belas e sumptuosas imagens bem como no seu sinuoso e fascinante enredo, cria uma admirável reflexão sobre a complexa harmonia do progresso tecnológico com a preservação da Natureza. Tudo isto, servido por um envolvente sentido do espectáculo visual num filme que recusa o velho confronto simplista entre o Bem e o Mal para impor uma abordagem muito mais inteligente e adulta, que passa pelas relações de lealdade, coragem e amizade no contexto de interesses e alianças por vezes convergentes por vezes antagónicas. Indiscutivelmente uma bela e surpreendente obra de animação.





Pontuação :game_die: :game_die:

Enredo: :nine::eight:
Personagens: :nine::six:
Visual: :nine::seven:
Som: :nine::six:

Global: :nine::seven: