LeituraOriental[Review] Beck: Mongolian Chop Squad

Beck: Mongolian Chop Squad (2004-2005)
  • Avatar do Utilizador
Favoritos: 0
Visualizações: 492
#311010
Imagem

Beck: Mongolian Chop Squad
Tipo: Série
Episódios: 26
Ano de lançamento: 2004-2005
Género: Comédia, Drama, Música, Shounen
Adaptação: Manga
Estúdio: Madhouse
Faixa etária recomendada: +13
Trailer: YouTube
Mais informações: AniDB | MyAnimeList
Tópico do projeto: Série
Imagem
:guitar: BECK é uma série bem original que conta a história de uma banda musical japonesa formada por cinco jovens. Mas não penses que vai ser só concertos de cascar pedra, cheios de fama e fortuna. A série demonstra as grandes dificuldades pelas quais passam a maioria das bandas que tentam a sua sorte no Japão (e no mundo).
Como referi, o grupo BECK é formado por cinco membros, e vou debruçar-me um pouco sobre eles, enquanto abordo um pouco sobre o enredo. Tanaka Yukio (mais conhecido como Koyuki e digamos principal protagonista) é um rapaz de 14 que tem uma vida monótona... pelo menos até salvar um cãozito chamado Beck das mãos de putos delinquentes a rondar os seus 10 anos. Por causa dessa acção ele acaba por conhecer Minami Ryuusuke, dono do cão e líder de uma banda de rock. Os dois tornam-se grandes amigos. Ryuusuke acaba por sair da banda que pertencia e começa a pensar em formar uma nova e a procurar membros para a mesma. Os primeiros a entrar são o vocalista Chiba, um tipo bem animado e cheio de energia, e o sério baixista Taira, que estava à procura de uma banda que tivesse uma boa química. Os outros membros da banda entram depois. Eles são, logicamente, o Koyuki, que por influência de Ryuusuke começa a ouvir rock e a aprender a tocar guitarra, e o baterista Saku, colega de escola de Koyuki, um rapaz calmo e maduro para a idade.


Agora vamos falar das personagens que não são da banda. Temos Minami Maho, irmã de Ryuusuke e uma óptima cantora. Ela acaba por criar amizade com o Koyuki e ajuda-o em diversas ocasiões. Pode-se dizer que ela mantém uma relação um tanto peculiar com o protagonista, formando o par romântico da série (todo o anime tem que ter um). Temos também Izumi, amiga de infância do Koyuki que passa a pertencer ao círculo de amigos da banda. Por último, mas não menos importante, o anime conta com a presença do grande Saitou-san, um tipo de 44 anos, tarado por... vocês sabem... :upside_down: e mentor do Koyuki. Ensina-o a tocar guitarra e a nadar, já que foi um grande profissional de natação no passado.


ImagemImagem
Imagem
Imagem
Imagem

As personagens de BECK são um dos grandes pilares do anime. Todos são muito carismáticos e possuem atitudes bem distintas. É realmente muito interessante ver as relações entre eles, principalmente entre os membros da banda, que passam por poucas e boas mas conseguem manter-se unidos graças à faísca que existe entre os mesmos.

O outro grande pilar do anime está na... (meter aqui algum suspense... :laughing: Rufem os tambores... :drum: ) banda sonora! É definitivamente uma das melhores que já tive a oportunidade de ouvir num anime. E não são só as músicas da própria banda que são boas, toda a banda sonora da série nos deixa satisfeitos, a começar pela música de abertura, "Hit in USA", dos Beat Crusaders. Quanto às músicas tocadas pelos BECK, apercebemo-nos de dois estilos diferentes. O primeiro que mistura um rock meio pesado com hip-hop: estas cantadas pelo Chiba. O outro estilo é formado por músicas um pouco mais calmas: estas por conta da voz de Koyuki. Apesar de serem diferentes, todas as músicas são boas. E para além de não ser o tipo de música que goste habitualmente, não vou negar, tive uma semana que não conseguia parar de ouvir "Brainstorm", tal como outras. No entanto, as minhas preferidas são as cantadas pelo Koyuki. "Split Out" é definitivamente top notch, com uma bela letra a acompanhar. E "Moon on the Water" ficará marcada na memória de todos os românticos. :hugging:

Mas agora vamos reduzir o volume da música e falarmos dos visuais de BECK. O visual do anime no geral é decente, possui traços porreiros, cenários bem elaborados e baseados na realidade (a maioria das casas de espectáculos em que a banda se apresenta existem realmente). O único problema é que a qualidade da animação é um pouco instável: às vezes está óptima, outras vezes bem estranha. Mas não chega ao ponto de ser algo que prejudique o produto final.


Se estás à procura de algo diferente e alternativo, dá uma hipótese a este anime. Se fores um apaixonado por música (quem não é?), certamente não te vais arrepender, pois BECK é um anime original, com um enredo cativante, banda sonora de primeira e apresenta algumas das personagens mais porreiras que já se viu em animes. E, no final, o mais provável é que fiques com vontade de aprender a tocar algum instrumento, tal como me aconteceu :smile: .


Pontuação :game_die: :game_die:

Enredo: :eight::eight:
Personagens: :nine::three:
Visual: :seven::five:
Som: :nine::six:

Global: :eight::eight:
Hitman, Garcias, Demo  e 1 outros  agradeceram

Entra na tua conta e participa com outros malucos como tu!

Precisas de ter conta para responder

O Diogo é uma vergonha para a guild pirata.

[Entrevista] Hitman

E aqui está, o Hitman – o mestre da legendagem, o[…]

[Entrevista] JudokaSK

Pois, tenha ideia que na altura Hellsing só tinha […]

Bem-vindos. :wink: